Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026
Entrelinhas Sylma

Quando mais é o mesmo!

14 abr 2025 - 10h34   atualizado em 03/03/2026 às 09h59

Sylma Lima

Quando mais é o mesmo! corumba-vazia

Não chega a ser novidade que Corumbá, desde meados dos anos 60, entrou em um ciclo de decadência econômica, quando o sistema de transporte brasileiro virou as costas para as hidrovias e prestigiou a rodovias.

Nesse ambiente, Corumbá viu-se isolada até 1985, ano que a BR 262 fora, parcialmente pavimentada (ficaram 35,0 quilômetros para depois (buraco das piranhas e rio Paraguai)).

Posteriormente, os dirigentes governamentais implementaram a conclusão da pavimentação e a construção da ponte do porto Morrinho nos fins do século XX.

No período, há muitos estudos afirmando que, Corumbá perdeu força econômica e política com a divisão do antigo estado de Mato Grosso, em 1977, quando deixou de situar-se no lado norte, onde, a aptidão da região pantaneira (negócios do agro) configurou-se como mola mestre para o progresso, com a chegada de investidores do sul brasileiro, que transformaram o atual Mato Grosso em uma potência mundial no cultivo de alimentos.

Vendo a atual realidade de Corumbá nota-se que tal estagnação econômica vem, dia após dia, se acentuando, mesmo quando diversas regiões de Mato Grosso do Sul assistem um acelerado ritmo de crescimento, recebendo investimentos que mudam a realidade da população local, atraindo migrantes para ocupação de vagas de trabalho ofertadas, entre esses, muitas famílias de Corumbá.

Fato é que, como resultante do Censo 2022, oficialmente, Corumbá perdeu 7,14% de sua população.

Houve, à época, esperneio do poder público municipal ao não aceitar tais números, pedindo novos levantamentos, etc. e tal.

Com a alternância do quadro de componentes de dirigentes políticos da cidade branca, parece que nada muda, e tudo continua como antes (meados dos anos 60 para cá).

É público e notório que Corumbá continua perdendo seu “povo” para outras localidades, pois não há ou, pelo menos se vê, o mínimo esforço para inverter esse panorama.

Os atuais mandatários e representantes políticos da capital do pantanal parecem estar com olhos vedados para essa realidade, ao reunir a população e divulga nas mídias informativas, atos de diversos atividades (saúde, educação, habitação, etc.) governamentais que, na verdade, tratam-se de obrigação do bom desempenho dos cargos por eles investidos.

É primordial e imperativo, buscar, imediatamente, mudanças para estancar essa situação de desânimo que sofre a população de Corumbá, ao ver seus filhos migrarem para outras cidades em busca de dias melhores.

Nesse sentido, a união de TODOS se faz necessário. Governantes, empresários e trabalhadores, buscando investimentos de grande porte para ofertar uma melhoria salarial para as futuras gerações de corumbaenses, deve ser o ritmo atual.

Do mesmo, ou ao contrário, assistiremos a invasão de pequenos comerciantes estrangeiros nas beiradas das esquinas da cidade, que de forma una, também buscam melhores dias para seus entes, pois, na atualidade o que ocorre pelas bandas de cá, ocorre pelas bandas de lá.

Receba a coluna Entrelinhas no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

    

 

 

Leia Também

Prisão de Buxexa
Entrelinhas

Prisão de Buxexa

Eu sei o que você fez no verão passado
Entrelinhas

Eu sei o que você fez no verão passado

Outros Proventos
Entrelinhas

Outros Proventos

Ladário na mira do MP
Entrelinhas

Ladário na mira do MP

Ladário não cabe mais no silêncio
Entrelinhas

Ladário não cabe mais no silêncio

Corumbá refém
Entrelinhas

Corumbá refém

Rescaldo do Carnaval
Entrelinhas Sylma

Rescaldo do Carnaval

Entre Elas
Entrelinhas Sylma

Entre Elas

Então é Natal!
Entrelinhas Sylma

Então é Natal!

Quem paga a conta da justiça?
Entrelinhas Sylma

Quem paga a conta da justiça?

Mais Lidas

Acidente na madrugada deixa motociclista ferido no Centro de Corumbá
Plantão

Acidente na madrugada deixa motociclista ferido no Centro de Corumbá

Confronto armado entre facção e polícia deixa quatro mortos na fronteira da Bolívia
Polícia

Confronto armado entre facção e polícia deixa quatro mortos na fronteira da Bolívia

Heaven promove coquetel de lançamento da coleção Verão 2027 em Corumbá
Moda

Heaven promove coquetel de lançamento da coleção Verão 2027 em Corumbá

Interdição na ponte sobre o rio Paraguai inicia neste fim de semana
Trânsito

Interdição na ponte sobre o rio Paraguai inicia neste fim de semana