Sábado, 13 de Junho de 2026
Política

Nova lei em MS obriga distribuidoras a detalharem uso de energia solar

02 jun 2026 - 11h06   atualizado às 13h28

Gesiane S. Lourenço

Nova lei em MS obriga distribuidoras a detalharem uso de energia solar Lei sancionada é originada do Projeto de Lei 186/2026, de autoria do deputado estadual Paulo Duarte. (Foto: Alems)

Os consumidores e geradores de energia solar em Mato Grosso do Sul passam a contar com um importante mecanismo de proteção e transparência a partir desta terça-feira, 2 de junho. Foi sancionada pelo governador Eduardo Riedel a Lei nº 6.595, que obriga as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica a informar, de maneira clara, detalhada e acessível, todos os dados relativos ao sistema de compensação de energia fotovoltaica. A nova legislação foi publicada oficialmente no Diário Oficial do Estado.

Originada do Projeto de Lei 186/2026, a proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa pelo deputado Paulo Duarte (PSDB) e contou com a coautoria do deputado Gerson Claro (PP). O principal objetivo da medida é assegurar que o cidadão que investiu em painéis solares saiba exatamente quanta energia produziu, quanto consumiu e qual é o saldo real que possui junto à distribuidora local.

Mais clareza e controle para o consumidor

Com a nova regra, as faturas ou canais de atendimento das distribuidoras deverão discriminar rigorosamente a quantidade de energia injetada na rede elétrica, a energia ativa consumida, o saldo de sobra acumulado e quaisquer outras informações obrigatórias que venham a ser determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Atualmente, muitos usuários relatam dificuldades para entender os cálculos e o destino dos créditos gerados pelas placas fotovoltaicas instaladas em suas residências ou empresas. A legislação estadual surge justamente para sanar essa falta de informação, empoderando o consumidor e garantindo o direito à informação clara previsto no Código de Defesa do Consumidor.

Penalidades pesadas para o descumprimento

Para garantir que a lei seja efetivamente cumprida pelas empresas do setor elétrico, o texto estabelece punições severas em caso de descumprimento. As concessionárias que omitirem ou dificultarem o acesso a esses dados estarão sujeitas às sanções administrativas previstas nos artigos 56 e 57 da Lei Federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (Código de Defesa do Consumidor).

As multas aplicadas vão variar de 200 a 3 milhões de UFERMS (Unidades Fiscais de Referência de Mato Grosso do Sul). Considerando o valor atual da unidade fiscal no estado — fixado em R$ 53,70 —, as penalidades financeiras podem começar em R$ 10,7 mil e atingir o teto de impressionantes R$ 161,1 milhões, dependendo da gravidade da infração.

Os valores arrecadados com as multas serão integralmente revertidos para o fundo pertencente à pessoa jurídica de direito público que impuser a sanção. Caso os municípios que aplicarem a penalidade não possuam fundos próprios estruturados, os recursos financeiros gerados pelas autuações serão compulsoriamente destinados ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDDC), fortalecendo as ações de fiscalização em todo o território sul-mato-grossense.

*Com informações da ALEMS

Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal

Leia Também

Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Plantão

Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262

Concurso de Quadrilhas Juninas de Ladário soma R$ 15 mil em premiações
Cultura

Concurso de Quadrilhas Juninas de Ladário soma R$ 15 mil em premiações

Participação popular para elaboração do Orçamento de 2027 segue aberta até julho
Política

Participação popular para elaboração do Orçamento de 2027 segue aberta até julho

SES alerta para proteção contra a gripe em período de maior risco respiratório
Saúde

SES alerta para proteção contra a gripe em período de maior risco respiratório

Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Plantão

Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia

Centro de Saúde da Ladeira abre neste sábado para vacinação contra Influenza
Saúde

Centro de Saúde da Ladeira abre neste sábado para vacinação contra Influenza

Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados
Plantão

Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados

Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João
Plantão

Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João

Operação conjunta apreende 20 t de insumo químico na fronteira com a Bolívia
Fiscalização

Operação conjunta apreende 20 t de insumo químico na fronteira com a Bolívia

Obras alteram tráfego na ponte do Rio Paraguai para sistema 'pare e siga' em Corumbá
Infraestrutura

Obras alteram tráfego na ponte do Rio Paraguai para sistema 'pare e siga' em Corumbá

Mais Lidas

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262
polícia

Ex-dirigente de fundação de Ladário é preso com cocaína na BR-262

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal
geral

Idosa é resgatada por helicóptero após emergência no Pantanal

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo
Justiça

Prefeitura aguarda intimação oficial para analisar decisão sobre contrato administrativo

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá
Polícia

PRF intercepta comboio de luxo na BR-262 em Corumbá