Dipentilona em pó apreendida em Mato Grosso do Sul
((Foto: Sistema de Alerta Rápido Sobre Drogas))
Uma droga sintética apreendida em Mato Grosso do Sul passou a integrar o Sistema de Alerta Precoce das Nações Unidas (ONU), utilizado para acompanhar novas substâncias psicoativas que representam riscos à saúde pública em diversos países.
A substância, identificada como dipentilona, foi apreendida em Mato Grosso do Sul e analisada pela Polícia Científica do Estado. Após a identificação, passou a ser acompanhada por organismos internacionais devido aos riscos associados ao consumo. Segundo informações divulgadas pelo Campo Grande News, com base em dados de órgãos de monitoramento e segurança, a droga entrou no alerta internacional por meio do Programa Global SMART, iniciativa voltada ao acompanhamento de novas substâncias sintéticas em circulação no mundo.
A apreensão realizada no Estado contribui para o mapeamento internacional do tráfico de drogas sintéticas, que tem apresentado crescimento nos últimos anos. Diferentemente das drogas tradicionais, essas substâncias costumam ser produzidas em laboratório e podem ser modificadas quimicamente para driblar a legislação e dificultar sua identificação pelas autoridades.
Outro fator que preocupa as autoridades é que a dipentilona pode ser comercializada como se fosse ecstasy ou MDMA, sem que o usuário saiba qual substância está consumindo. Isso dificulta o atendimento médico em casos de intoxicação e aumenta os riscos à saúde.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a dipentilona não possui uso terapêutico reconhecido e apresenta potencial de dependência semelhante ao da metanfetamina. Em relatório técnico, a entidade também associa a substância a casos de intoxicação grave e mortes registradas em diferentes países.
Diante dos riscos, especialistas da OMS recomendaram a inclusão da droga na Lista II da Convenção sobre Substâncias Psicotrópicas de 1971, tratado internacional que estabelece mecanismos de controle para substâncias com potencial de causar dependência e danos à saúde.
A inclusão da dipentilona no sistema de alerta da ONU permite que órgãos de segurança e saúde pública de diversos países acompanhem a circulação da substância e adotem medidas de prevenção e combate ao tráfico.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Corumbá abre consulta pública para definir plano de arborização urbana
FGTS vai distribuir R$ 13 bilhões a trabalhadores; veja quem recebe e como consultar
Bombeiros atendem quatro incêndios em vegetação no mesmo dia em Corumbá
INSS terá R$ 547 milhões para devolver descontos indevidos
Detran-MS suspende cobrança de diárias de veículos retidos por falha no sistema
Corumbá pode chegar aos 33°C nesta terça-feira
Copa do Mundo Feminina 2027 no Brasil terá 32 seleções
Estrangeiros acendem fogueira e acumulam lixo na Praça da República
Semana começa com 20 vagas de emprego disponíveis em Corumbá