Imagem registrada do ataque de onça sofrido pela cadela em 2025.
(Foto: Reprodução/Vídeo)
madrugada desta quarta-feira, 22 de abril, foi marcada por um desfecho trágico em uma residência localizada na Rua Marechal Floriano, nas proximidades do Mirante da Capivara, em Corumbá. A cadela caramelo de seis anos, carinhosamente chamada de Ana, foi morta por uma onça-pintada que invadiu a varanda da casa.
De acordo com relatos da tutora, Cláudia Duarte, o ataque ocorreu por volta das 3h30 da manhã. Cláudia acordou com barulhos vindos da varanda e, ao abrir a janela da porta, flagrou a cadela lutando contra o felino.
A moradora disse que começou a gritar desesperadamente para afastar o predador. Com os gritos, a onça soltou o animal, pulou o muro da residência e fugiu em direção à rua e à praça do Mirante. Apesar da tentativa de socorro, Ana não resistiu a uma mordida fatal no pescoço.
Ana já era conhecida na região por sua bravura. Em maio de 2025, imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que ela e outras cadelas da casa enfrentaram e conseguiram espantar outra onça-pintada que havia invadido o quintal para atacar uma cadela poodle chamada Mia. Naquela ocasião, a resistência dos animais domésticos evitou uma tragédia maior.
Resposta das Autoridades
O novo episódio gerou preocupação entre os moradores da área urbana de Corumbá, que relatam aparições frequentes de felinos em busca de alimento.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) acompanha o caso e informou que planeja instalar armadilhas para capturar o animal. O grupo técnico Onças Urbanas Corumbá-Ladário, composto por instituições como o IHP e o ICMBio, foi acionado para avaliar medidas de segurança que garantam a proteção tanto dos moradores quanto da fauna silvestre.
Especialistas alertam que fatores como o período de cheias no Pantanal e a redução de habitats naturais podem estar empurrando esses grandes felinos para as áreas mais altas da cidade. *Com informações do G1 e Uol Notícias
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Apesar de queda no Pantanal, Corumbá lidera ranking nacional de queimadas
Ventos de até 88 km/h atingem MS e colocam Pantanal em alerta
Incêndio no Pantanal já consumiu 3,7 mil hectares na Bolívia
Ventos empurram incêndio do Pantanal de Corumbá para parque nacional na Bolívia
Área queimada dispara 770% e nova onda de calor eleva risco de incêndios no Pantanal
MPMS firma acordo para recuperação de 19 hectares desmatados em Corumbá
Defesa Civil alerta para vendaval em Corumbá com ventos de até 100 km/h neste fim de semana
Árvore removida da Praça Generoso Ponce apresentava risco de queda desde 2024
Após flagrante de risco à saúde, Justiça ordena remoção de barcos abandonados em Corumbá