Capacitação em fiscalização ambiental no Pantanal.
(Foto: Divulgação)
A proteção do bioma pantaneiro ganhou um importante reforço técnico na última semana. Entre os dias 4 e 6 de março, a Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, realizou um curso intensivo voltado à fiscalização ambiental e procedimentos administrativos, em uma parceria estratégica com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).
Integração Regional e Institucional
O treinamento não ficou restrito aos servidores municipais de Corumbá. A iniciativa promoveu uma integração inédita ao reunir agentes da Guarda Municipal, da Polícia Militar Ambiental (PMA) e da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Ladário.
A união das cidades irmãs e das forças de segurança visa padronizar a atuação preventiva e repressiva em toda a região, garantindo que os crimes ambientais sejam combatidos com maior agilidade e rigor técnico.
Foco na Legislação e Eficiência
Ministrada pela equipe técnica do Imasul, a capacitação abordou pontos cruciais para o dia a dia dos agentes:
Atualização da Legislação: Orientações sobre as normas ambientais vigentes.
Práticas de Campo: Técnicas modernas de fiscalização direta no bioma.
Processos Administrativos: Padronização na condução de autos e infrações para garantir segurança jurídica às ações.
Prevenção como Prioridade
Mais do que punir, o objetivo da Prefeitura de Corumbá e de Ladário é a conscientização. Ao investir na qualificação dos servidores, os municípios buscam aprimorar a fiscalização preventiva, priorizando a orientação aos cidadãos e produtores para evitar a ocorrência de infrações.
A iniciativa reafirma o compromisso das gestões municipais com a preservação do Pantanal, patrimônio natural de relevância internacional, garantindo respostas rápidas e eficazes diante dos desafios climáticos e ambientais enfrentados pela região.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
MS lança plataformas para monitorar desmatamento e queimadas
Corumbá aposta na arborização urbana para frear mudanças climáticas
Debate em Corumbá reúne críticas à concessão da Hidrovia do Paraguai
Pecuarista é condenado por fogo que devastou área do Pantanal
Novo atropelamento na BR-262 mobiliza pesquisadores no Pantanal
Dia Mundial do Meio Ambiente alerta sobre o efeito das mudanças climáticas
Debate sobre Hidrovia Paraguai-Paraná divide opiniões e ganha audiência pública em Corumbá
Parceria entre IHP e Marinha garante monitoramento de 1 milhão de hectares no Pantanal
Estado decreta emergência ambiental e amplia prevenção ao fogo