Menu
domingo, 25 de outubro de 2020
Geral

Sete candidatos disputam a prefeitura de Corumbá

16 setembro 2020 - 12h46Gesiane Sousa com informações das assessorias

Os últimos dias foram marcados pelas convenções partidárias, que no apagar das luzes do prazo definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para escolha de candidatos, lançam oficialmente seus escolhidos para disputar os cargos de prefeito e vice-prefeito em Corumbá.

Nesta terça-feira (15), o PSD, MDB, Avante e PSOL divulgaram o nome de seus escolhidos e hoje, quarta-feira (16), é a vez do PSDB e PSL oficializarem a candidatura dos seus. Após o encerramento das convemções os partidos ainda devem registrar seus candidatos junto a Justiaça Eleitoral, que pode aprovar ou não a candidatura. O 1º turno das Eleições Municipais 2020 acontece no dia 15 de novembro. 

Corumbá terá sete candidados concorrendo a prefeitura: Elano Almeida (PSL), Paulo Duarte (MDB), Dr. Gabriel (PSD), Marcelo Iunes (PSDB), Joseane Garcia (PRTB), Anísio Guató (PSOL) e Adilson lobo (Avante). Conheça um pouco sobre os candidatos:

Movimento Democrático Brasileiro (MDB)

O MDB lançou a candidatura de Paulo Duarte à prefeitura tendo como vice, Luciana Candia, pelo DEM. Além dos Democratas, o MDB confirmou coligação com o Patriotas, PL e Solidariedade.

Paulo Duarte e Luciana Candia. Foto: Divulgação

Utilizando como cenário a casa da artista Izulina Xavier, a dupla lançou a chapa que recebeu o nome de “Machado” em homenagem ao ex-vereador, que concorreria nas eleições deste ano, mas teve os planos interrompidos pela Covid-19, falecido no inicio de setembro. O partido lança 23 candidatos a vereadores, entre eles sete mulheres.  

Paulo Duarte e Luciana falaram em devolver à Corumbá o respeito, trabalhar com honestidade e com foco na saúde humanizada.

Duarte, figura conhecida no meio político, já foi Deputado Estadual entre os anos de 2007 e 2012 em seguida  prefeito de Corumbá entre os anos de 2013 e 2016. Lucina Candia é a surpresa das Eleições, conhecida pelo trabalho social de longos anos, é a primeira vez que se candidata a cargo político.

Partido Social Democrático (PSD)

Dr. Gabriel foi o nome escolhido pelo PSD para representar o partido na disputa pela prefeitura municipal. O empresário Bruno Miguéis foi o nome definido para assumir o cargo de vice-prefeito.

Dr. Gabriel e Bruno Miguéis. Foto: Divulgação 

Gabriel Alves é ginecologista na cidade e foi o vereador mais votado nas Eleições de 2016, quando iniciou sua vida política e conquistou mais de 2 mil votos. Durante a convenção, o candidato falou sobre fazer uma campanha política limpa, sem atacar ninguém, com uma administração técnica baseada no diálogo.

Até o momento, o PSD firmou apoio do PSC e busca por novas parcerias junto a dirigentes de outros partidos. A chapa possui 21 candidatos a vereador, entre eles, oito mulheres.

Partido Social Liberal (PSL)

Elano Almeida foi o primeiro nome confirmado à disputa pela prefeitura de Corumbá. A convenção do PSL aconteceu no começo do mês, em 3 de setembro, na sede do diretório municipal.

Esta é quarta vez que Elano disputa à prefeitura de Corumbá. Foto: Divulgação

A chapa do PSL para as Eleições municipais 2020 tem Elano como candidato à prefeitura, professora Berê no cargo de vice e 23 candidatos a vereador, sendo sete mulheres. Esta é a quarta vez que Elano disputa a prefeitura, sem nenhuma vitória.

O candidato firmou seu compromisso por uma administração compartilhada, envolvendo a sociedade nas decisões políticas do município.

Partido Social Democracia Brasileira (PSDB)

Marcelo Iunes terá candidatura lançada oficialmente hoje. Foto: Divulgação

A convenção partidária do PSDB ocorre às 19h30 de hoje, último dia do calendário para realização do evento. O Capital do Pantanal transmite ao vivo o evento, que por conta da pandemia será através de LIVE pelas redes sociais.

No evento, Marcelo Iunes será oficializado como candidato à prefeitura municipal e confirmará o nome do empresário Dirceu Migués como seu vice-prefeito. Os candidatos a vereador pelo partido serão 22, entre eles sete mulheres. 

Iunes foi vereador por três mandados na cidade, entre os anos de 2004 e 2012 e em 2016 foi eleito vice-prefeito de Ruiter Cunha, que faleceu no ano seguinte, quando Iunes então assumiu o executivo municipal. 

Partido  Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)

Joseane Garcia terá candidatura oficializada hoje. Foto: Divulgação

Na convenção desta quarta-feira (16), o PRTB lançou o nome de sua presidente regional como candidata a prefeitura. Joseane Garcia é natural de Cáceres (MT) e corumbaense de criação, tem 39 anos, é professora de matemática, especialista em Planejamento Educacional e moradora do bairro Nova Corumbá. Seu vice-prefeito, Mesquíades, é profissional liberal do comércio internacional e filho de ferroviário. 

Esta é a primeira vez que Joseane concorre a cargo político e defende não utilizar dinheiro público na campanha, ela afirma que não fará uso do chamado "Fundão Eleitoral". Joseane desenvolve trabalhos sociais na cidade e levanta a bandeira de fazer polícia sem corrupção e com total transparencia dos gastos do município. A candidata, que tem o apoio do vice-presidente Hamilton Mourão afirma que trabalhará em prol da saúde, educação, segurança e infraestrutura.  

O PRTB lançou 11 candidatos a vereador, quatro mulheres e sete homens.

Partido Socialismo e Liberdade (PSOL)

A última concorrência política do candidato foi ao senado federal em 2018. Foto: Divulgação

O índio Anísio Guató e Jairo foram escolhidos por uninimidade na convenção do PSOL, desta terça-feira (15), para disputarem a prefeitura de Corumbá. Anísio é corumbaense da etnia povo Guató Canoeiros do Pantanal, graduado em Geografia pela UFMS e pós-graduado em Educação Popular. Foi maquinista e sindicalista ferroviário até 2008. 

Guató foi candidato a vereador nos anos de 2000 e 2004, quando ainda era filiado ao PT, a deputado federal em 2014 e a senador em 2008, quando obteve uma das maiores votações da legenda no Brasil. Foram 2% dos votos válçidos, um total de 28.888, com votos em todos os 79 municípios de MS. 

Guató prioriza políticas públicas na seguridade social, saúde, educação, meio ambiente, cultura, cidadania, a soberania alimentar, direitos ao Ttrabalho, a moradia digna, assistência social. Defende uma Gestão Pública Participativa Democrática, com transparência com a efetiva participação popular.

O partido lança os candidatos a vereador: Prof. Dilson Esquer, coordenador pedagógico escolar do Pprojeto de Educação na Região Ribeirinha e Maria Rodrigues, moradora na comunidade Jatobazinho, lutadora e defensora da causa feminina e dos direitos humanos.

Avante

Adilson Lobo de 73 anos é o candidato oficial do Avante a prefeitura de Corumbá. Radialista, nunca disputou uma eleição e tem como vice, Roberto Carlos Aváquia, do mesmo partido. Lobo defende melhorias na saúde e na educação, com valorização aos professores como incentivo para melhorar a preparação dos estudantes da rede pública.

O Avante lançou nove candidatos a vereador, três são mulheres.  

Até o fechamento dessa matéria, o Capital do Pantanal não conseguiu contato com o candidato para obter imagens e mais informações. 

.

Matéria editada em 18 de setembro para incluir informações

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Evento
“Mulheres podem fazer ciência?” encerra programação do 1º Ciclo de Webconferências da UFGD
Encerramento domingo
Criatividade e atividades virtuais marcaram Outubro Rosa na pandemia
Despedida e Agradecimento
Bombeiros do Paraná e Distrito Federal encerram participação na Operação Pantanal II
Salvo
Tucano ferido é resgatado por moradora do Universitário
Colaborativo
MPT recebe sugestões de ações de combate à discriminação de pessoas negras no mercado de trabalho
Atualização Covid-19
MS registra 410 novos casos de coronavírus e 14 óbitos em 24 horas
Feliz Aniversário
Pelé 80 anos: vida longa ao rei do futebol
Trânsito
Motociclista fica ferido em colisão com moto e carro no Popular Velha
Leilão Encerrado
Aegea Saneamento vence leilão da PPP para universalizar esgotamento sanitário em MS
Violência Doméstica
Homem tenta invadir casa da ex e termina preso pela PM

Mais Lidas

Homicídio
Homem é encontrado morto no bairro Cristo Redentor
Flagrante
Traficante é preso com 16 quilos de maconha
Encerramento domingo
Criatividade e atividades virtuais marcaram Outubro Rosa na pandemia
Trânsito
Motociclista fica ferido em colisão com moto e carro no Popular Velha