Menu
terça, 21 de maio de 2024
Câmara de Corumbá - Maio Laranja 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Campanha Superendividamento do TJMS atinge 142 pedidos cadastrados

30 abril 2024 - 12h26Assessoria, TJMS

Lançada há pouco mais de dois meses pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, a campanha Cejusc Superendividamento: ‘Está superendividado? NEGOCIE! O Poder Judiciário pode ajudar você’ tem ajudado as famílias que não têm como pagar suas dívidas sem comprometer o mínimo para sobrevivência a regularizar não apenas suas finanças, mas a própria vida como um todo.

Dados do Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa de dezembro de 2023 apontam que Mato Grosso do Sul ocupa a 7ª posição no ranking dos Estados com população mais inadimplente, com índice de 48,67%, percentual este acima do total Brasil: 43,35%.

Esta parcela considerável de consumidores precisa ter a oportunidade de voltar a assumir suas obrigações monetárias, evitando comprometer todo o sistema de consumo, causando prejuízos a si mesmos, aos credores e ao próprio Fisco. Desta forma, a ação tem como objetivo aplicar a política de prevenção e tratamento do superendividamento, buscando soluções consensuais entre devedores e credores.

Segundo o presidente do Tribunal de Justiça, Des. Sérgio Fernandes Martins, a campanha sobre superendividamento integra a primeira dentre cinco campanhas a serem desenvolvidas ao longo de 2024. Desde o início deste ano, a atual gestão do TJMS vem trabalhando para divulgar e aprimorar o trabalho dos Cejuscs com o auxílio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos e da Justiça Restaurativa (Nupemec), sob coordendação do Des. Vilson Bertelli. Inclusive este ano foi dobrado o número de salas de atendimento da unidade localizada na Defensoria Pública.

Desde seu lançamento até o dia 24 de abril já foram registradas 142 reclamações pré-processuais referentes ao superendividamento. Desse quantitativo, 30 pessoas estão participando das oficinas para realização do plano de pagamento, com a assistência da equipe técnica do Nupemec.

Com a renegociação das dívidas é possível organizar a vida financeira, quitar os débitos sem comprometer a sua subsistência e restabelecer o crédito. Estão entre as dívidas negociáveis, as provenientes de cartão de crédito, compras parceladas, empréstimo bancário, cheque especial, serviços de prestação continuadas, contas de água, luz e telefone, boletos de consumo/lojas – crediários.

Grande parte disso se deve à gama de parceiros que se juntaram ao TJMS no combate ao superendividamento. A Águas Guariroba, Banco Santander, Caixa Econômica Federal, Sicredi, Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS), Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul (DPE-MS), Ordem dos Advogados do Brasil — Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Secretaria-Executiva de Orientação e Defesa do Consumidor (PROCON/MS), Procon Municipal de Campo Grande, Faculdade Insted e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande integraram a campanha.

Busque ajuda

Quem estiver passando por problemas financeiros sem saber a melhor maneira de administrar suas dívidas, pode pedir ajuda ao Judiciário. Os interessados devem acessar o link https://www.tjms.jus.br/conciliacao/cejusc/superendividamento e realizar o seu cadastro tanto na capital como no interior.

É possível, também, buscar ajuda presencial na Rua 15 de Novembro, 390, Centro. Para mais informações e esclarecimentos de dúvidas, é possível entrar em contato com o Cejusc da Associação Comercial pelos telefones: (67) 3312-5062/ (67) 98467-4019.

Para todos os que ingressarem com o pedido é encaminhado um e-mail informando que a equipe entrará em contato para o devido atendimento, conforme o cronograma do cadastro no sistema.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Agenda Cultural
Evento de som automotivo arrecada doações para RS e Instituto Novo Olhar
Destaque
Músico sul-mato-grossense é selecionado para intercâmbio na Orquestra Sinfônica Brasileira
Em pauta
Piso salarial e jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem são discutidos na Câmara
Desdobramentos
Presidente da Federação é preso após quase 28 anos no comando do futebol em MS
Educação
Apresentações culturais e palestra marcam abertura da Semana do Brincar em Corumbá
Desdobramentos
Sobe para 161 número de mortes por chuvas no Rio Grande do Sul
Desdobramentos
Fornecedora de uniforme de times de MS está entre alvos em operação do Gaeco
Centro da Cidade
Vereador pede providências para recuperação da iluminação do Jardim da Independência
Gaeco
Operação apura desvio de R$ 6 milhões e 1.200 saques para driblar fiscalização no Futebol
Investigação
Padre de MS é denunciado por relacionar bruxaria e satanismo à tragédia no RS

Mais Lidas

Ia para São Paulo
Passageiro é preso no aeroporto de Corumbá com 125 cápsulas de cocaína no estômago
Manifestação
Setor de transporte protesta por falta de combustível e ameaça fechar a fronteira
Assistência Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Oportunidade
MS abre semana com 4,1 mil vagas de emprego em diferentes setores