Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Músico sul-mato-grossense é selecionado para intercâmbio na Orquestra Sinfônica Brasileira

21 maio 2024 - 14h04Assessoria, Moinho Cultural

Em 2012, quando entrou no Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, Valério Garcia Navis dos Reis, tinha 8 anos de idade e sequer imaginava que um dia seria selecionado para participar de um intercâmbio com a Orquestra Sinfônica Brasileira, sediada no Rio de Janeiro.

‌No Moinho Cultural, desde aquele primeiro dia, ele passou pelo ballet e pelas aulas de tecnologia até chegar à música. E foi nesta última em que ele se encontrou. “Fiz diversos instrumentos e me identifiquei no violoncelo aos 11 anos. A partir de então, iniciei os estudos com o professor Emanuel Teixeira e, no mesmo ano, entrei na orquestra do Instituto”, relembra.‌

O primeiro contato de Valério com a OSB aconteceu em 2019. Foi nesta época em que ele também teve aulas especificamente com uma professora de violoncelo, a Lisiane de Los Santos. “Desde o início, nunca tive um professor de violoncelo. Aprendi com um professor de violino e agradeço muito a ele por me ensinar o que sabia e ter acreditado em mim”, agradece o músico.

‌E foi após esse contato que o sonho de tocar com a OSB cresceu (e muito). O primeiro concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira, parceira de longa data do Moinho Cultural graças ao programa Vale Música, foi em 2022, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, um dos principais e mais emblemáticos palcos do país.

Valério é o primeiro músico formado no Moinho Cultural a ingressar na residência de longa duração da OSB. Foto: Divulgação

‌“E, agora, estou realizando esse sonho, que é estudar com os melhores músicos do Brasil e tocar com eles. É a realização de um sonho de muito tempo. É uma realização muito grande para mim, como músico, para o Instituto Moinho Cultural, por ter me formado, e também para Corumbá, por ter um corumbaense vivenciando a experiência de estar com a Orquestra Sinfônica Brasileira”, afirma o violoncelista, emocionado.

‌Valério é o primeiro músico formado no Moinho Cultural a ingressar na residência de longa duração da OSB, que é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país e tem mais de 80 anos de história. A residência de longa duração tem seis meses e, ao fim, os participantes se apresentam em um concerto, junto com os músicos profissionais da OSB.

‌O músico corumbaense foi selecionado em um rigoroso processo seletivo, que durou cerca de três meses e que incluiu diversas fases: inscrição, seleção, vídeos e seleção presencial. Puderam se candidatar instrumentistas participantes de orquestras dos polos atendidos pelo Conexões Musicais - projeto de democratização do acesso à música de concerto, realizado pela Fundação OSB desde 2017 e que já promoveu atividades educacionais e culturais em cerca de 30 municípios brasileiros.

‌Valério é o primeiro músico formado no Moinho Cultural a ingressar na residência de longa duração da OSB, que é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país e tem mais de 80 anos de história. A residência de longa duração tem seis meses e, ao fim, os participantes se apresentam em um concerto, junto com os músicos profissionais da OSB.

Violinista e diretor artístico da OSB, Nikolay Sapoundjiev veio a Corumbá para acompanhar a seletiva. Ele conta que a residência de longa duração existe há sete anos. “O Valério vai, a partir de junho, ser membro da Orquestra Sinfônica Brasileira, vivenciando todo o dia a dia como nosso colega, participando em todos os ensaios, em todos os concertos. Paralelamente, vai ter aulas de instrumento com os nossos chefs de naipe lá. Esperamos que essa experiência agregue muito para a vida dele”, destacou.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá