Em 2025, a Comarca de Corumbá registrou 800 pedidos de medidas protetivas de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar.
(Foto: Arquivo/Capital do Pantanal)
Durante o ano de 2025, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) registrou 14.153 pedidos de medidas protetivas de urgência para vítimas de violência doméstica e familiar. De acordo com levantamento da Assessoria de Planejamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, durante o último ano a comarca de Campo Grande concentrou o maior número de solicitações, com 6.233, seguida por Dourados, que registrou 1.434 solicitações. Corumbá aparece na terceira colocação, com 800 pedidos, Ponta Porã, com 503, e Três Lagoas, que contabilizou 97 solicitações. Nas demais comarcas houve o total de 5.086.
Durante o recesso forense, entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, foram formalizadas 639 solicitações, evidenciando a necessidade de respostas rápidas e eficazes do Judiciário para garantir a proteção das mulheres. Do total, 342 solicitações foram na capital do estado, 75 em Dourados, 52 em Três Lagoas, 13 em Corumbá e 157 nas demais comarcas. Nesse mesmo período, o TJMS registrou a distribuição de 1.117 processos relacionados à Lei Maria da Penha, o que corresponde a cerca de 15% do total de processos distribuídos no mesmo período.
Diante do cenário, o TJMS tem buscado alternativas mais eficientes como a regulamentação da intimação eletrônica de medidas protetivas via WhatsApp, a designação excepcional de policiais como oficiais de justiça ad hoc, a instalação da 4ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o lançamento do IntegraJus Mulher.
Com essas medidas, a Justiça Estadual tem buscado fornecer proteção às vítimas, agilizando e fortalecendo o cumprimento das medidas protetivas, garantido que grande parte dessas medidas sejam cumpridas em menos de uma hora.
Protetivas On-line
A iniciativa está em funcionamento há cinco anos, consolidando-se como uma das iniciativas mais inovadoras do Judiciário sul-mato-grossense no enfrentamento à violência doméstica. A ferramenta foi lançada por meio da Lei nº 14.022/2020, que estabeleceu medidas de proteção a mulheres, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência durante a emergência de saúde pública da Covid-19.
O sistema, que pode ser acessado pelo link disponível aqui, permite que a vítima relate os fatos e indique as medidas protetivas necessárias diretamente pelo site do Tribunal, utilizando celular, tablet ou computador.
Para solicitar a medida protetiva, a vítima deve preencher o formulário de avaliação de risco disponível no site do Tribunal de Justiça, na área destinada às medidas protetivas de urgência. O pedido é encaminhado diretamente ao juízo competente e analisado no prazo legal de até 48 horas, conforme prevê a legislação. Não é necessário o registro prévio de boletim de ocorrência, em cumprimento à Lei nº 14.022/2020 e à Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). *Com informações do TJMS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Rede de restaurantes é condenada após cliente encontrar barata em hambúrguer
Queda de bicicleta elétrica deixa jovem ferida no Universitário
Falta de energia suspende atendimento presencial do Procon de Corumbá
Motociclista sofre lesão no ombro em colisão com carro no Universitário
Bombeiros apagam incêndio em pneus no Popular Nova
Ação popular pode travar relicitação da Malha Oeste em MS
Colisão deixa homem ferido e motorista foge a pé no bairro Nova Corumbá
Sexta-feira une calor e pancadas de chuva isoladas em Corumbá e Ladário
Músico de Corumbá é preso por compartilhamento de pornografia infantil