O aumento será de R$ 0,10 na gasolina e R$ 0,06 no Diesel.
(Foto: Divulgação / Governo Federal)
As vendas de diesel em Mato Grosso do Sul ultrapassaram a marca de 1 bilhão de litros no primeiro semestre de 2026, registrando o maior volume para o período desde o início da série histórica da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), iniciada em 2000.
Entre janeiro e junho deste ano, foram comercializados 1,021 bilhão de litros de diesel no Estado, frente aos 982,5 milhões de litros registrados no mesmo período de 2025. O crescimento foi de 3,9%.
Na comparação com o início da série histórica, o avanço é ainda mais significativo. Em 2000, as vendas de diesel no primeiro semestre somavam 453,2 milhões de litros. Em 26 anos, o volume mais que dobrou, acumulando crescimento de aproximadamente 125%.
Os maiores volumes registrados pela ANP concentram-se nos últimos anos. Em 2022, o Estado comercializou 893,5 milhões de litros no primeiro semestre. O número passou para 921,5 milhões em 2023, chegou a 977,2 milhões em 2024, alcançou 982,5 milhões em 2025 e, pela primeira vez, ultrapassou 1 bilhão de litros em 2026.
Além do diesel, a gasolina C também apresentou crescimento. As vendas passaram de 343,2 milhões de litros no primeiro semestre de 2025 para 361,1 milhões de litros no mesmo período deste ano, alta de 5,2%. Apesar do aumento, o volume ainda permanece abaixo do recorde registrado em 2023, quando foram comercializados 416,2 milhões de litros.
O etanol hidratado também registrou avanço, embora em ritmo menor. As vendas cresceram de 179,4 milhões para 180,9 milhões de litros entre os primeiros semestres de 2025 e 2026, aumento de 0,8%. O resultado ficou próximo do maior volume da série histórica para o período, registrado em 2024, com 182 milhões de litros.
De acordo com dados da ANP, os três principais combustíveis comercializados em Mato Grosso do Sul apresentaram crescimento nas vendas no primeiro semestre de 2026 em relação ao mesmo período do ano anterior: gasolina C (5,2%), diesel (3,9%) e etanol hidratado (0,8%).
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
MS gerou 1.938 empregos formais no bimestre
Lhg Mining cresce junto com Mato Grosso do Sul e amplia presença do minério do estado no mercado global
Último dia para pagar a Taxa de Lixo de Corumbá à vista com desconto
Corumbá será ponto de entrada para gás da Bolívia e Argentina
Reta final para o Dia das Crianças promete superar vendas em Corumbá e Ladário
Cidades bolivianas da fronteira se unem para ampliar comércio e atrair investimentos
Corumbá tem 26 vagas de emprego disponíveis na Casa do Trabalhador
Após Brasil esgotar cota, carne bovina de MS é tarifada em 67% na China
Corumbá se mantém como o 2º maior polo de pecuária bovina do Brasil