Inscrição segue até junho; mulheres participam de forma voluntária pelo segundo ano.
(Foto: Érico Alves)
O Alistamento Militar 2026 tem início nesta quinta-feira (1º) e vai até 30 de junho. A inscrição é obrigatória para homens que completam 18 anos neste ano e, pelo segundo ano consecutivo, também está aberta às mulheres, de forma voluntária, na mesma faixa etária.
O cadastro pode ser feito pela internet, no sistema de alistamento online, inclusive por brasileiros que vivem no exterior. Quem preferir o atendimento presencial poderá procurar, a partir desta sexta-feira (2), a Junta de Serviço Militar mais próxima da residência. Os endereços estão disponíveis no site oficial do alistamento.
Criado em 2024, o serviço militar feminino oferta, em 2026, 1.467 vagas em todo o país. Do total, 1.010 são destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A expectativa do Ministério da Defesa é ampliar gradualmente esse número nos próximos anos.
A distribuição das vagas também cresceu. Em 2025, o programa estava presente em 28 municípios de 13 estados e no Distrito Federal. Neste ano, alcança 145 cidades em 21 estados, além do DF. No primeiro ano da iniciativa, 33.721 mulheres se inscreveram.
Após o alistamento, homens e mulheres passam pelas etapas de seleção, designação e incorporação. Os selecionados começam as atividades no início de 2027, com duração inicial de 12 meses. O tempo de serviço pode ser prorrogado, conforme disponibilidade de vagas e interesse das Forças Armadas, por até oito anos.
A participação no serviço militar não garante estabilidade. Quem deseja seguir carreira precisa ingressar por meio de concursos públicos ou cursos de formação específicos das Forças Armadas.
Quem não regularizar a situação militar enfrenta restrições legais, como impedimento para tirar passaporte, assumir cargo público, prestar concursos, obter registro profissional ou se matricular em instituições de ensino.*Com informações do Ministério da Defesa.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Rede de restaurantes é condenada após cliente encontrar barata em hambúrguer
Queda de bicicleta elétrica deixa jovem ferida no Universitário
Falta de energia suspende atendimento presencial do Procon de Corumbá
Motociclista sofre lesão no ombro em colisão com carro no Universitário
Bombeiros apagam incêndio em pneus no Popular Nova
Ação popular pode travar relicitação da Malha Oeste em MS
Colisão deixa homem ferido e motorista foge a pé no bairro Nova Corumbá
Sexta-feira une calor e pancadas de chuva isoladas em Corumbá e Ladário
Músico de Corumbá é preso por compartilhamento de pornografia infantil