Vereadores aprovaram o reajuste dos servidores na seção da noite de terça-feira, 26 de maio.
(Foto: Editado por IA)
A Câmara Municipal de Corumbá aprovou, em sessão realizada na noite desta terça-feira (26), o projeto de lei que concede um reajuste salarial de 4,39% para os servidores públicos municipais efetivos e contratados. O percentual definido corresponde à reposição integral da inflação acumulada no último ano, calculada com base na variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre os meses de maio de 2025 e abril de 2026. A medida também se estende aos proventos de aposentados e pensionistas que possuem direito à paridade integral pelas regras do Regime de Previdência Social Municipal e do Tesouro.
Para os profissionais do magistério municipal, a aplicação do reajuste segue critérios diferenciados que respeitam a legislação própria da categoria. Conforme a mensagem enviada pelo prefeito Gabriel Alves de Oliveira ao Legislativo, o texto não estabelece um índice único de 7,3% para os professores, mas sim uma compatibilização com as regras da Lei Complementar nº 328/2023. O ganho real da categoria resulta do somatório entre a recomposição específica de 3,3% já prevista para o exercício de 2026 e o reajuste anual de até 4% autorizado pela nova norma, respeitando o teto legal estabelecido para a carreira.
O Poder Executivo justificou que a diferenciação busca manter a coerência das leis municipais e o respeito às carreiras, garantindo a valorização funcional sem comprometer o orçamento. Segundo a prefeitura, o desenho final do projeto foi estruturado sob rígidos critérios de responsabilidade fiscal, assegurando que o aumento dos vencimentos esteja estritamente alinhado com a capacidade financeira do município e com a manutenção do equilíbrio das contas públicas.
Ainda em sua mensagem ao Legislativo, Gabriel enfatizou a necessidade de reconhecer que “o servidor público municipal representa instrumento humano indispensável à concretização das finalidades institucionais da Administração Pública, sendo legítimo que a gestão municipal assegure medidas de recomposição remuneratória”.
O Projeto de Lei encaminhado pelo Poder Executivo, tramitou em regime de urgência na Câmara e o reajuste recebeu voto favorável dos 11 vereadores e vereadora presentes à sessão de ontem: Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), Alexandre Vasconcellos, Genilson José, Matheus Cazarin, Roberto Façanha, Hanna Ellen Santana, Edinaldo Neves, Hesley Santana, Elinho Junior, Jovan Temeljkovitch e Marcelo Araújo.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
GAAP busca inclusão da Semana da Adoção e Acolhimento no calendário oficial de eventos de Corumbá
Em meio a protestos, Bolívia revoga lei que limitava estado de exceção
BR-262: DNIT lança licitação de R$ 11,6 Mi para projetos de duplicação, mas exclui Corumbá
Depoimento emocionante na Câmara de Corumbá destaca a luta diária de famílias atípicas
Câmara pede balanças adaptadas para cadeirantes em Corumbá
Paulo Duarte propõe mais transparência na energia solar em MS
Projeto de Samyr garante prioridade escolar a filhos de vítimas de violência
Hanna cobra ações referentes ao Dia da Adoção em Corumbá
Novos membros do Conselho Municipal da Cidade de Ladário tomam posse