Antigo campo da Embrapa atraia grande público e era um espaço esportivo tradicional na cidade
(Foto: Divulgação)
A construção da Casa da Mulher Brasileira no local onde funcionava o tradicional campo da Embrapa levou o vereador Jovan Temeljkovitch a solicitar à Prefeitura de Corumbá a criação de um novo campo de futebol gramado no Bairro Nossa Senhora de Fátima.
O pedido foi encaminhado ao prefeito Gabriel Alves de Oliveira, à Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e à Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos. A proposta é que o município identifique uma área pública adequada, de preferência no próprio bairro ou em uma região próxima e de fácil acesso à comunidade.
Jovan também pediu estudos sobre a localização, segurança, mobilidade e condições do terreno, além da viabilidade para implantação de gramado, drenagem, alambrado, iluminação, traves, vestiários e sanitários. A solicitação inclui ainda levantamento de custos, cronograma e possíveis fontes de recursos para a obra.
O vereador defende que atletas, dirigentes e organizadores do antigo Campeonato de Verão da Embrapa, além de responsáveis por projetos sociais, participem da escolha e do planejamento do novo espaço.
Por anos, o campo da Embrapa foi utilizado para campeonatos comunitários, treinamentos e partidas de futebol amador, reunindo atletas, familiares, torcedores e moradores de diferentes regiões de Corumbá. Entre as atividades realizadas no local estava o Campeonato de Verão da Embrapa, que reunia equipes e movimentava a comunidade.
“O campo não representava apenas um local de partidas, mas uma verdadeira praça esportiva construída pela presença contínua da comunidade e pela dedicação das pessoas ligadas ao futebol amador corumbaense”, afirmou Jovan.
A mudança também afetou um projeto social conduzido voluntariamente pelo professor Mauro, que utilizava o espaço para treinar crianças em situação de vulnerabilidade. Segundo o vereador, a iniciativa utiliza o futebol como ferramenta de convivência, disciplina, orientação e inclusão social.
Com a indisponibilidade do campo, as crianças ficaram temporariamente sem um local adequado para os treinamentos. Enquanto uma solução definitiva não é encontrada, Jovan pediu que o município avalie a possibilidade de disponibilizar provisoriamente algum campo municipal, com dias e horários definidos, para garantir a continuidade do projeto e de outras atividades esportivas afetadas.
A proposta apresentada à Prefeitura busca, segundo o vereador, preservar a tradição do futebol amador na região e garantir um novo espaço para atividades esportivas, de lazer e de formação social no município.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Audiência debate ordenamento da prainha para garantir segurança e lazer
Corumbá e Bolívia debatem proteção de crianças e adolescentes em encontro na fronteira
Câmara antecipa e devolve R$ 3 milhões de sobras do duodécimo para o Município
Projeto quer ampliar controle sobre origem de recursos em negócios imobiliários de Corumbá
Quadra da Alameda Vulcano volta à Câmara após quase cinco anos de pedidos por reforma
Anfiteatro do Centro de Convenções pode receber o nome de Orozimbo Decenzo
Vereador cobra o fim de alagamentos na rua Dom Aquino
Presidência da Assembleia de MS já tem cinco nomes na disputa
Hanna cobra solução para problemas no fornecimento de energia na região do Aeroporto