Carlos Nobre, climatologista brasileiro.
(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)
O papa Leão 14 nomeou nesta segunda-feira (30) o climatologista brasileiro Carlos Nobre para o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, uma espécie de conselho sobre temas como direitos humanos, justiça, paz, saúde, migrações, emergências humanitárias e obras de caridade da Igreja Católica.
Pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Nobre é reconhecido internacionalmente por suas pesquisas sobre clima e aquecimento global. Atualmente, atua no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP).
O Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral foi criado pelo papa Francisco em agosto de 2016, na Carta Apostólica Humanam Progressionem.
Ele é resultante da fusão de quatro Pontifícios Conselhos preexistentes: Pontifício Conselho para a Justiça e Paz, o Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, o Pontifício Conselho Cor Unum e o Pontifício Conselho para os Agentes de Saúde para a Pastoral da Saúde.
Entre as tarefas do órgão está “promover a pessoa humana e sua dignidade, dada por Deus, os direitos humanos, a saúde, a justiça e a paz".
Também estão no seu escopo "questões relacionadas à economia e ao trabalho, ao cuidado da criação e da terra como 'lar comum', às migrações e às emergências humanitárias", além de aprofundar e disseminar a doutrina social da Igreja sobre o desenvolvimento humano integral.
Confira a lista de pessoas nomeadas com Carlos Nobre para compor o Dicastério:
- Rogelio Cabrera López (Arcebispo Metropolitano de Monterrey, México);
- Fulgence Muteba Mugalu (Arcebispo Metropolitano de Lubumbashi, República Democrática do Congo);
- Lizardo Estrada Herrera (Bispo Auxiliar e Vigário Geral da Arquidiocese Metropolitana de Cuzco, Peru);
- Daniel Gerard Groody (Vice-Reitor e Decano Associado para Educação de Pós-Graduação da Universidade de Notre Dame – EUA);
- Rampeoane Hlobo (Diretor da Rede Jesuíta de Justiça e Ecologia, em Nairobi, Quênia);
- Linah Siabana (Psicóloga);
- Meghan J. Clark (Vice-Reitora do Departamento de Teologia e Estudos Religiosos da Universidade de St. John's, Nova York – EUA);
- Dylan Mason Corbett (Diretor Executivo do Hope Border Institute, em El Paso – EUA);
- Léocadie Wabo Lushombo, I.T. (Professora de Ética Teológica na Escola Jesuíta de Teologia da Universidade de Santa Clara, Berkeley – EUA);
- Christine Nathan (Presidente da Comissão Católica Internacional de Migração, em Genebra - Suíça)
*Fonte: Agência Brasil.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
PMA intensifica fiscalização no Rio Miranda e região do Passo do Lontra
Projeto de Lei quer acabar com o acúmulo de lixo nas feiras livres de Corumbá
Atrativos de Mato Grosso do Sul vencem prêmio internacional de turismo sustentável
Peixes resgatados da decoada fortalecem pesquisas científicas no Bioparque Pantanal
Publicada portaria do Ibama que autoriza a contratação de brigadistas temporários em MS
Plano de Manejo do Parque de Piraputangas passa por revisão e atualização em Corumbá
Brasil e Bolívia discutem parceria para conter incêndios no Pantanal
Corumbá realiza oficina para atualizar o Plano de Manejo do Parque de Piraputangas
Hanna cobra ações de fiscalização de combate ao descarte irregular de lixo