Acesso à região foi fechado nesta semana devido ao acúmulo de vegetações aquáticas no rio Paraguai.
(Foto: Capital do Pantanal)
Moradores da comunidade do Castelo, a cerca de 80 km da área urbana de Corumbá, continuam enfrentando dificuldades de deslocamento devido a formação de baceiros e camalotes nas águas do rio Paraguai. Em matéria veiculada pelo Capital do Pantanal em 05 de janeiro, uma das residentes na região, Lisiane de Souza, relatou que a vegetação está muito densa e que ninguém consegue ultrapassá-la.
Desde então, a redação busca contato com órgãos responsáveis que possam solucionar o problema das famílias no local. Em contato com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), a assessoria de comunicação afirmou que tem "conhecimento das intervenções mencionadas" e esclareceu que, "conforme análise técnica preliminar, não há, do ponto de vista ambiental, impedimento para a realização da abertura citada, desde que sejam observadas as normas legais e os procedimentos técnicos aplicáveis."
O Imasul ressaltou ainda que "a execução da referida ação não é de sua competência direta, podendo estar sob a responsabilidade de outros órgãos, como a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (AGESUL), a AHIPAR – Administração Hidroviária do Paraguai, vinculada ao Governo Federal, ou ainda da Marinha do Brasil, conforme a natureza da intervenção".
Em contato com o escritório da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) em Corumbá, o engenheiro Luiz Mário Anache, afirmou que o órgão tem conhecimento do problema recorrente na região, mas que não dispõe da embarcação necessária para realizar a ação.
"Esse é um problema que sempre ocorre, infelizmente. Em gestão anterior, o na época secretário Edson Giroto, por meio de intervenção do Ministério Público Estadual, enviou uma diligência do Corpo de Bombeiros para fazer a desobstrução no trecho", declarou o engenheiro.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
PMA intensifica monitoramento de onças em áreas urbanas de Corumbá
Vereador cobra previsão para implantação do aterro sanitário de Corumbá
Justiça extingue ação contra uso de agrotóxico no Pantanal; MPF vai recorrer
Incêndio florestal na região da Curva do Leque mobiliza Bombeiros
Grupo técnico confirma decisão de captura onça-pintada em Corumbá
Cadela que já havia espantado felino no passado morre em novo ataque
Mineradora é condenada a pagar R$ 1,8 mi por exploração ilegal no Pantanal
Prazo estendido: produtores têm até 30/4 para aderir ao PSA
Pressão do TCU aumenta fiscalização no Pantanal e gera multas de R$ 4,7 milhões