Estudantes da Escola Estadual Dom Bosco participam de atividades com tecnologia e inovação.
(Foto:Reprodução)
A inovação também nasce longe dos grandes centros. Em Corumbá, a Escola Estadual Dom Bosco vem fortalecendo o acesso dos estudantes às áreas de ciência e tecnologia por meio de uma estrutura voltada à aprendizagem prática, com recursos como robótica, inteligência artificial, Arduino, LEGO Education e ferramentas digitais.
A nova fase da instituição foi marcada pela inauguração do Espaço Maker ‘Pe. Didimo de Campos Filho’ e pela entrega da Carreta Escola do Senac, iniciativas que ampliam as oportunidades para mais de 1.600 alunos atendidos pela unidade. O momento reuniu autoridades, educadores, estudantes e parceiros envolvidos na construção do projeto.
O Espaço Maker foi desenvolvido para estimular conhecimentos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e matemática, áreas conhecidas pela sigla STEM. No ambiente, os estudantes têm acesso a computadores, equipamentos multimídia, materiais para criação de protótipos, espaços para treinamento de equipes de robótica e plataformas educacionais como LEGO Education, Arduino e Conecta Edutec.
A estrutura também conta com kits de Robótica para Inclusão, voltados aos estudantes público-alvo da Educação Especial, ampliando a participação nas atividades tecnológicas e garantindo que o acesso à inovação contemple diferentes perfis de aprendizagem.
Tecnologia aplicada à preservação ambiental
Entre os projetos desenvolvidos pelos alunos da escola, o SAVIA (Sistema de Alerta e Vigilância Inteligente Ambiental) se destaca pela aplicação da tecnologia na proteção do Pantanal. Criada por estudantes do Ensino Médio Integrado ao Ensino Técnico em Informática para Internet, a iniciativa utiliza sensores, automação e inteligência artificial para contribuir com a prevenção de atropelamentos de animais silvestres e identificar possíveis focos de incêndios florestais.
O projeto conquistou espaço na semifinal do programa ‘Solve for Tomorrow Brasil’ e também recebeu apoio do Pictec (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica) da Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), em Mato Grosso do Sul.
A proposta evidencia o potencial da produção científica dentro da rede pública de ensino e mostra como estudantes podem desenvolver soluções voltadas a desafios ambientais de grande relevância.
Unidade móvel amplia formação tecnológica
A chegada da Carreta Escola do Senac reforça a estrutura disponível para atividades de tecnologia e qualificação profissional. A unidade móvel possui 18 notebooks, telas de projeção, sistema de som, internet via satélite e espaço climatizado, oferecendo suporte para aulas, projetos e capacitações.
Atualmente, mais de 30 estudantes participam do Clube de Robótica da escola, onde desenvolvem projetos e se preparam para disputas como a OBR (Olimpíada Brasileira de Robótica). A experiência prática transforma o aprendizado em uma ferramenta para criação e desenvolvimento de novas ideias.
Com os investimentos, a Escola Estadual Dom Bosco passa a ocupar posição de destaque como espaço de ciência, tecnologia e iniciação científica na região pantaneira. O trabalho envolve a atuação dos professores Felipe de Oliveira e Bruno Silva, além do diretor-adjunto Elvécio Zequeto, que acompanham os estudantes no desenvolvimento do sistema de inteligência artificial voltado à proteção ambiental.
Para o diretor Fernando Cruz, a parceria representa um avanço para garantir que os alunos tenham acesso a oportunidades semelhantes às oferecidas em outras regiões do país.
“O Espaço Maker e a Carreta do Senac chegaram para que nossos estudantes não precisem buscar outro espaço para encontrar o futuro porque ele já está aqui, dentro da Dom Bosco”, ressalta o diretor Fernando.
*Com informações da Agência de Notícias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Novo grupo de voluntários italianos renova tradição missionária no Pantanal
UEMS abre 40 vagas para Mestrado em Letras
Inscrições para vagas de estágio na educação de Corumbá encerram hoje
UFMS oferece vagas gratuitas para idosos em disciplinas e oficinas
Prefeitura abre processo seletivo com 30 vagas de Técnico de Apoio Pedagógico
Governo de MS proíbe a entrada de ambulantes em escolas estaduais
Processo seletivo abre 70 vagas para estágio na educação de Corumbá
Concurso sobre Segurança no Trânsito segue com inscrições abertas até 14 de agosto
Autora de Corumbá lança livro infantil inspirado em tradição de família e no vínculo com a lua