Reunião do comitê mostra dados e reforça combate ao mosquito em Corumbá.
(Foto: Divulgação)
O avanço de casos de dengue e chikungunya voltou a acender o alerta em Corumbá. Nesta terça-feira, 28 de abril, o Comitê de Combate às Arboviroses apresentou um balanço das ações realizadas entre março e abril, durante reunião no auditório do Paço Municipal.
No período, equipes percorreram a cidade com 32.561 visitas domiciliares, intensificando orientações e medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela.
Os números mostram um cenário preocupante. Corumbá soma 1.361 casos notificados de dengue, com 127 confirmações. Os bairros Guatós, Popular Nova, Guanã, Guanã II e Loteamento Pantanal lideram em registros.
Já a chikungunya segue praticamente no mesmo patamar: são 1.360 notificações e 125 casos confirmados. As maiores incidências estão concentradas nos bairros Cristo Redentor, Dom Bosco, Jardim dos Estados, Centro e Jatobazinho.
As ações de combate foram reforçadas com apoio do Exército Brasileiro, principalmente na parte alta da cidade. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Prevfogo também ampliaram o recolhimento de pneus, considerados criadouros do mosquito, a partir de demandas identificadas pelos agentes durante as visitas.
Outro dado que chama atenção é o índice de positividade das ovitrampas, armadilhas usadas para monitorar a presença do mosquito. O percentual chegou a 69%, com 153 pontos instalados no município.
O encontro reuniu ainda representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Meio Ambiente, Guarda Municipal, Prevfogo e Procuradoria Municipal, destacando a atuação conjunta no enfrentamento às arboviroses.
Apesar das ações intensificadas, autoridades reforçam que o combate ao mosquito também depende da população. Eliminar água parada em recipientes continua sendo a principal forma de frear o avanço das doenças.
Os dados são atualizados semanalmente e estão disponíveis no link: https://mapasaude.corumba.ms.gov.br/vigilancia
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
MS está entre seis estados em alerta para casos respiratórios graves
Vereador busca informações sobre atendimento dermatológico presencial em Corumbá
Wilson Baruki é homenageado e dá nome ao Centro Obstétrico da Santa Casa
Saúde reforça vacinação em dez postos de Corumbá nesta semana
Três salas de vacinação estão abertas neste sábado em Corumbá
Corumbá se prepara para enfrentar impactos do El Niño na saúde pública
Corumbá terá três salas de vacinação abertas neste sábado
MS receberá mais de R$ 700 mil para reduzir filas do SUS em hospitais privados
Farmácia da UBSF Bonifácio Tiaen é reaberta no bairro Padre Ernesto Sassida