Natuforme não atendeu mais de dez exigências da Vigilância Sanitária.
(Foto: Freepik)
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou nesta quarta-feira (3) o recolhimento de todos os produtos da Verdeflora Produtos Naturais Ltda, conhecida no mercado como Natuforme Produtos Naturais. A medida inclui alimentos e suplementos fabricados pela empresa, que está proibida de produzir, comercializar, distribuir, divulgar ou manter em uso qualquer item.
A decisão foi tomada após inspeção realizada nos dias 18 e 19 de agosto, quando fiscais identificaram que a empresa não seguia as BPF (Boas Práticas de Fabricação de Alimentos). Segundo a Anvisa, a vistoria apontou falhas graves na estrutura física e no funcionamento da fábrica.
O relatório elenca nove irregularidades principais: condições inadequadas de higienização e conservação; uso de produtos não regularizados nos processos de limpeza; falhas no controle de pragas e vetores; falta de rastreabilidade dos insumos e matérias-primas; problemas na armazenagem; ausência de equipamentos básicos para a produção; inexistência de controle de qualidade e estudos de estabilidade; ausência de PCAL (Programa de Controle de Alergênicos); e rótulos sem advertência de risco de contaminação por alergênicos.
Além disso, os fiscais constataram que a unidade não tinha licença local de funcionamento e não oferecia condições sanitárias adequadas para armazenamento de alimentos.
No dia 20 de agosto, a própria Anvisa já havia divulgado informações preliminares sobre as irregularidades encontradas na fábrica durante a inspeção feita em conjunto com a vigilância sanitária municipal.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Passo do Lontra recebe atendimentos de saúde neste fim de semana
Campeonato de peteca reúne usuários dos CAPS em Corumbá
UBSs de Corumbá recebem novos equipamentos e preparam implantação de telemedicina
AGETRAT integra saúde e educação em evento da Semana Nacional de Trânsito em Corumbá
Corumbá começa a soltar Aedes modificados em 11 bairros em outubro
Salas de vacinação funcionam em diferentes regiões de Corumbá nesta semana
Nova UBS do Aeroporto recebe nome de Dra. Andrezza das Neves Felski
No aniversário de Corumbá, primeira UTI neonatal e pediátrica é entregue à cidade
Programa Sorrindo no Campo leva atendimentos odontológicos gratuitos à zona rural de Corumbá