Todas as salas de vacina de MS receberão um kit composto por: refrigerador, computador desktop, nobreak e ar-condicionado tipo split.
(Foto: Bruno Rezende/Secom)
A compra dos equipamentos será realizada pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) com recursos provenientes de uma emenda parlamentar da senadora Soraya Thronicke. O investimento totaliza R$ 9.380.681,00 (nove milhões, trezentos e oitenta mil, seiscentos e oitenta e um reais). Após a aquisição, os equipamentos serão entregues aos 79 municípios sul-mato-grossenses, beneficiando um total de 439 salas de vacina.
Cada unidade receberá um conjunto composto por refrigerador para conservação de imunobiológicos (capacidade de 300 litros, temperatura de 2º a 8ºC), computador desktop, nobreak e ar-condicionado tipo split. A distribuição será feita em duas etapas: na primeira fase, 197 salas de vacina serão contempladas, e, na segunda, mais 242 unidades receberão os equipamentos.
O gerente de Imunização da SES, Frederico Moraes, afirma que o investimento fortalece a rede de imunização do estado e demonstra o compromisso da SES com a ampliação do acesso a vacinas e com a saúde pública como um todo.
“A estruturação das salas de vacina é um passo fundamental para garantir a qualidade do serviço prestado à população. Com a aquisição desses novos equipamentos, estamos reforçando a segurança no armazenamento e na conservação dos imunizantes, assegurando que cheguem à população em perfeitas condições. Além disso, a informatização dos atendimentos permitirá um controle mais eficiente da aplicação das doses, beneficiando diretamente os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde)”, afirma.
O objetivo é estruturar os postos de vacinação em diversas regiões do estado, assegurando condições adequadas para armazenamento e manuseio das vacinas, além de melhorar a informatização dos atendimentos. A iniciativa reforça a importância de investir na estruturação das salas de vacina, garantindo não apenas a preservação dos imunizantes, mas também a qualidade do serviço prestado à população. *Com informações da SES-MS
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Mais de mil mortes por gripe e pneumonia acendem alerta em MS
Anvisa suspende venda e proíbe uso de produtos Ypê
Prefeitura empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Corumbá
Brasil bate recorde de transplantes em 2025
Tratamentos inadequados podem agravar asma em adultos, mostra estudo
Agentes de endemias de Corumbá recebem smartphones para agilizar combate à dengue e chikungunya
Corumbá recebe emenda em benefício ao Centro de Equoterapia
Oftalmologistas lançam campanha 24 Horas pelo Glaucoma
MPMS abre procedimento administrativo para acompanhar saúde em Ladário