Operação cumpriu mandado de prisão preventiva.
(Foto: Divulgação/PCMS)
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA), deflagrou nesta terça-feira, 4 de agosto, a Operação Lívia. A ofensiva, de alcance nacional, visa desarticular uma organização criminosa que utilizava plataformas digitais para aliciar, manipular e submeter crianças e adolescentes a graves formas de violência psicológica, desafios extremos, automutilação e indução ao suicídio. A ação é coordenada em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, com o apoio das polícias civis do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará e Ceará.
Os trabalhos investigativos começaram logo após o suicídio de uma adolescente de 13 anos no município de Naviraí, no interior sul-mato-grossense. A atuação integrada entre a DEPCA e o Ciberlab revelou que o trágico episódio não era um caso isolado. A análise de evidências digitais apontou que a morte estava inserida no contexto de um grupo estruturado na internet que mapeava e localizava jovens em situação de vulnerabilidade emocional para exercer um controle psicológico progressivo. No decorrer da apuração, as autoridades identificaram outra vítima em outro estado e encontraram indícios de que mais jovens foram alvo do bando.
Segundo a polícia, os criminosos mantinham atuação permanente em diferentes aplicativos e redes, onde recrutavam os menores e criavam grupos fechados. Após conquistarem a confiança dos jovens, os investigados iniciavam um processo contínuo de coação, isolamento social e humilhações. As vítimas eram submetidas a desafios de crescente violência física e psicológica, além de exigências de exposição degradante para fortalecer o domínio do grupo sobre elas.
Nesta terça-feira, a operação cumpriu simultaneamente seis mandados de busca e apreensão contra adolescentes integrados à rede e um mandado de prisão preventiva contra um investigado adulto. As ordens judiciais foram executadas em Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Pará (onde ocorreu a prisão) e Minas Gerais (com dois alvos). Duas equipes operacionais da DEPCA de Mato Grosso do Sul foram deslocadas para acompanhar os cumprimentos no Rio de Janeiro e no Ceará. Celulares, computadores e dispositivos eletrônicos foram apreendidos e passarão por perícia técnica para identificar novas vítimas e outros membros da organização.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Maconha é encontrada escondida em 5,2 toneladas de carga de milho em MS
Alvo da PF, candidato a deputado diz não saber como fazenda contrata
Moto com registro de roubo é apreendida próximo ao Poliesportivo em Corumbá
Mulher é presa com 15kg de skunk e pasta base nas proximidades da rodoviária
PF apura trabalho escravo em fazenda de Porto Murtinho
PF investiga desvio de mercadorias e objetos postais em Mato Grosso do Sul
Adolescente se fingiu de "melhor amiga" para chantagear Lívia na internet
PRF de MS acompanha transporte do elefante Sandro ao santuário no Mato Grosso
Força Tática desarticula ponto de tráfico e prende dois foragidos em Corumbá