Militares do CBMMS testam equipamentos.
(Foto: Bruno Rezende/Secom)
O Pantanal e outras regiões de Mato Grosso do Sul ganharão um reforço importante contra incêndios durante o período de estiagem. O estado deve receber cerca de R$ 24 milhões em equipamentos e recursos, fruto de uma ação conjunta entre governos federal, estadual e municipal.
Entre os itens previstos estão mochilas de combate a incêndio, sopradores, caminhões ABTF (Auto Bomba Tanque Florestal), além de EPI e GPS de mão. A ideia é turbinar a atuação das equipes em campo e reduzir o impacto das queimadas.
Os investimentos integram o Plano Nacional de Enfrentamento aos Incêndios Florestais para 2026 e serão aplicados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), que também se prepara para a Operação Pantanal 2026.
A preparação inclui vistoria, manutenção e teste de novos equipamentos, como drones com sensores de calor, que ajudam a localizar focos de incêndio com mais precisão. Treinamentos específicos também fazem parte do cronograma das equipes.
“Nesse momento de pré-temporada, nós fazemos a preparação, com foco em treinamento e capacitação dos militares, readequação dos materiais, para mais uma operação. E tudo isso visando sempre estar pronto quando for necessário”, explicou o major Eduardo Teixeira, subdiretor da DPA (Diretoria de Proteção Ambiental).
*Com informações da Agência de Noticias do Governo de MS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Bioparque Pantanal faz história com a 100ª reprodução de espécie em cativeiro
Pantanal ganha reforço em projeto que une restauração e educação ambiental
Fazendeiros temem isolamento e cobram licença ambiental para obras
Estudo brasileiro alerta para degelo acelerado nas calotas polares
Plano Operativo Municipal contra incêndios em Corumbá é destaque em Brasília
Pesca está liberada em MS a partir deste domingo; confira regras e multas
Imasul alerta: temporada de pesca reabre no próximo domingo em MS
Desastres climáticos afetaram mais de 336 mil pessoas no país, em 2025
Corumbá terá Plano de Arborização para combater o calor e projetar o plantio de árvores