Sessão ordinária na Câmara de Corumbá.
(Foto: Divulgação)
A Câmara Municipal de Corumbá derrubou na sessão ordinária desta terça-feira, 16 de junho, dois vetos totais do Poder Executivo referentes aos projetos de leis sobre transporte coletivo às pessoas portadoras de câncer e de doença renal crônica, de autoria do vereador Yussef Salla, e o que obriga empresa contratada pelo Município a reservar vagas de trabalho para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, proposto por Alexandre Vasconcellos.
O primeiro veto total apreciado e derrubado pelo Legislativo corumbaense por dez votos a um, foi sobre o que dispõe sobre a gratuidade do transporte coletivo urbano e rural para as pessoas portadoras de câncer e de doenças renal crônica.
Autor da proposta, o vereador Yussef Salla chegou a fazer uso da palavra livre antes da votação, pedindo apoio da casa para derrubada do veto total, alegando se tratar de uma necessidade premente, tendo em vista que, infelizmente, é alarmante o número de pessoas portadoras de câncer no Município, e que as estatísticas apontam muitos pacientes renais crônicos em tratamento diariamente.
“Na maioria das vezes, sabemos que são pessoas carentes, cujos familiares se reúnem como podem para conseguir recursos a fim de assegurar o tratamento. Em todos os casos, somos sabedores da debilidade psicológica, física e financeira que passam as pessoas com tais doenças. Assim, entendemos ser importante assegurar a gratuidade no transporte coletivo ao portador de câncer, bem como às pessoas com doença renal crônica”, afirmou lembrando que para fazer jus ao benefício, a pessoa deverá comprovar renda per capita mensal igual ou inferior a um salário-mínimo.
Segundo
O segundo veto total derrubado por oito votos a três, se refere sobre a obrigatoriedade da reserva de no mínimo 5% de vagas de trabalho em empresas contratadas pelo Município, para mulheres em situação de violência doméstica e familiar, de autoria do vereador Alexandre Vasconcellos.
Antes da votação, o parlamentar lembrou o triste fato de que a violência doméstica e familiar compromete não apenas a integridade física e psicológica das vítimas, mas também sua autonomia econômica, e que muitas mulheres e homens permanecem em ciclos de violência por falta de independência financeira.
Argumento que apresentou o Projeto de Lei justamente para “enfrentar essa realidade por meio da inclusão produtiva, garantindo que empresas contratadas pela Prefeitura de Corumbá contribuam para a reinserção social e econômica das vítimas”, e que “a reserva de vagas de trabalho representa uma política pública de proteção e emancipação, fortalecendo a rede de apoio e ampliando as oportunidades de reconstrução da vida”.
Lembrou que a pela proposta, é considerada pessoa em situação de violência doméstica e familiar, aquela que apresentar boletim de ocorrência policial; medida protetiva expedida pelo Poder Judiciário; encaminhamento emitido por órgão da rede de proteção (Delegacia da Mulher, Ministério Público, Defensoria Pública, Centros de Referência), e que a comprovação da condição será realizada junto à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que emitirá documento de habilitação para acesso às vagas reservadas.
Destaca ainda que as empresas contratadas deverão informar, periodicamente à Secretaria Municipal de Assistência Social, o número de vagas reservadas e preenchidas, garantindo transparência e fiscalização. O descumprimento Lei implicará em penalidades previstas nos contratos administrativos, podendo incluir advertência, multa e até rescisão contratual.
Fonte: Assessoria de comunicação da Câmara de Corumbá
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
"Arraiá Bom pra Cachorro" une cultura e solidariedade animal neste sábado em Corumbá
Corumbá lidera perda de água no Brasil e Pantanal enfrenta pior crise hídrica em 40 anos
Trabalhadores da Embrapa Pantanal protestam em Corumbá por valorização e recomposição salarial
Projeto de Paulo Duarte que equipara transplantados a pessoas com deficiência avança na Alems
Fenômenos do sertanejo, Clayton e Romário se apresentam dia 23 em Corumbá
“O Céu Dentro de Mim” encanta capixabas em noite de autógrafos
Operação conjunta descobre maconha em fundo falso de veículo em Corumbá
Operação remove demarcações de facções criminosas em Corumbá e Ladário
Panda é atração desta sexta-feira, dia 19, no Arraial do Banho de São João de Corumbá