Quinta-feira, 13 de Agosto de 2026
Política

Pesquisa aponta preferência do eleitorado para as vagas de senador em MS

13 ago 2026 - 10h47   atualizado às 11h02

Gesiane S. Lourenço

Pesquisa aponta preferência do eleitorado para as vagas de senador em MS Candidatos ao Senado em MS. (Foto: Gerado em IA.)

O ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) lidera as intenções de voto para o Senado Federal em Mato Grosso do Sul no cenário espontâneo. De acordo com a 8ª pesquisa realizada pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência, divulgada com dados colhidos entre 7 e 12 de agosto de 2026, o político do PL aparece isolado na primeira posição, consolidando uma trajetória de crescimento ao longo do ano.

Na modalidade espontânea — onde nenhuma lista de candidatos é apresentada ao eleitor —, Azambuja lidera com 18% das menções. A segunda colocação é ocupada pelo ex-deputado estadual Capitão Contar (PL), que registra 10% das intenções de voto, seguido de perto pelo deputado federal Vander Loubet (PT), que pontua 9,2%. Mais atrás, a senadora Soraya Thronicke (PSB) aparece com 3,4%, acompanhada por Beto do Movimento (PSOL) com 1%, Daniel Júnior (AGIR) com 0,6%, Roberto Oshiro (Novo) com 0,4%, Luiz Lemos (DC) com 0,1% e Sidney Vargas (PRD) com 0,1%. Outros nomes somados representam 0,8%. Os votos brancos e nulos totalizam 27%, enquanto os eleitores indecisos ou que não responderam somam 29,4%. 

Pesquisa espontânea para senador em MS. Foto: Instituto Ranking

A análise comparativa com os levantamentos anteriores demonstra uma evolução expressiva dos três primeiros colocados. Reinaldo Azambuja iniciou a série histórica com 9,6% em maio, oscilou nas rodadas seguintes e deu um salto significativo para os atuais 18%. Capitão Contar também expandiu sua base de lembrança espontânea, subindo de 7,2% na primeira rodada para os atuais 10%. Vander Loubet apresentou o crescimento mais acentuado proporcionalmente, saltando dos 2,8% iniciais para se consolidar com 9,2% na terceira posição. O volume de eleitores indecisos, que chegou a atingir 38,6% na amostragem inicial, recuou para 29,4%, refletindo um eleitorado mais atento aos nomes da disputa.

Cenário estimulado primeiro voto 

Já na pesquisa estimulada (primeiro voto), quando são apresentadas opções com os nomes aos eleitores, Azambuja lidera, com 34% das intenções de votos, seguido por Contar, com 20%, por Vander, com 17,8%, por Soraya, com 9%, por Beto, com 2%, por Daniel, com 1%, por Oshiro, com 0,8%, por Luiz, com 0,2%, por Vargas, com 0,15%, e por Valderir Garcia (PCO), com 0,05%, sendo que 7% vão votar em branco ou nulo e 8% não sabem ou não responderam.

Pesquisa estimulada primeiro voto para senador em MS. Foto: Instituto Ranking

Na pesquisa estimulada anterior (primeiro voto), Azambuja liderava, com 22%, seguido por Nelsinho, com 20,2%, por Contar, com 18%, por Vander, com 11%, por Soraya, com 8%, por Daniel, com 0,8%, por Roberto, com 0,6%, por Fernando, com 0,4%, e por Beto, com 0,2%, sendo que 9% iriam votar em branco ou nulo e 9,8% não sabiam ou não responderam.

Cenário estimulado segundo voto

Na pesquisa estimulada segundo cenário (segundo voto), Azambuja também lidera, com 30%, seguido por Contar, com 25%, Vander, com 16,7%, Soraya, com 8%, Beto, com 2,2%, Daniel, com 1,2%, Oshiro, com 0,4%, Luiz, com 0,1%, Vargas, com 0,1%, Garcia com 0,10% sendo que 8% vão votar em branco ou nulo e 8,2% não sabem ou não responderam.

Pesquisa estimulada segundo voto para senador em MS. Foto: Instituto Ranking

Na pesquisa estimulada anterior segundo cenário (segundo voto), Nelsinho liderava, com 20%, seguido por Azambuja, com 19%, Contar, com 18,2%, Vander, com 11,6%, Soraya, com 8,6%, Fernando, com 1%, Daniel, com 0,8%, Beto, com 0,6%, e Oshiro, com 0,4%, sendo que 10% iriam votar em branco ou nulo e 9,8% não sabiam ou não responderam.

Rejeição Estimulada

A senadora Soraya Thronicke (PSB) lidera o índice de rejeição estimulada com 14,2%, seguida pelo ex-deputado estadual Capitão Contar (PL), que registra 12% de recusa entre os eleitores sul-mato-grossenses. O deputado federal Vander Loubet (PT) aparece na terceira posição, com 9,8% de rejeição.

Na sequência do levantamento para o Senado, figuram Beto do Movimento (PSOL) com 8%, Daniel Júnior (AGIR) com 7,8% e o ex-governador Reinaldo Azambuja (PL) com 7,4%. Os menores índices de resistência pertencem a Garcia (6,4%), Sidney Vargas (PRD) com 4,2%, Roberto Oshiro (Novo) com 3,8% e Luiz Lemos (DC) com 3,4%. Entre os entrevistados, 10.6% declararam que votariam em branco ou nulo, enquanto 12,4% preferiram não responder ou não souberam opinar.

Pesquisa de rejeição estimulada para senador em MS. Foto: Instituto Ranking

A série histórica das cinco rodadas avaliadas pelo Instituto Ranking Brasil Inteligência demonstra estabilidade no topo do indicador. Soraya Thronicke manteve-se na primeira colocação de forma isolada em todas as pesquisas do período, oscilando entre o pico de 16% na quarta rodada e os atuais 14,2%. Capitão Contar e Vander Loubet também sustentaram suas posições no bloco dos três nomes com maior resistência ao longo do ano, consolidando as tendências de recusa do eleitorado de Mato Grosso do Sul para as duas vagas disponíveis.

Sobre a pesquisa

A pesquisa quantitativa ouviu 2.000 moradores com 16 anos ou mais de idade, abrangendo 30 municípios do estado de Mato Grosso do Sul. O levantamento está devidamente registrado na Justiça Eleitoral sob os números de identificação MS-09590/2026 e BR-03493/2026. O estudo possui um intervalo de confiança de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Leia Também

Nova pesquisa mantém Riedel na liderança pela disputa ao governo de MS
Política

Nova pesquisa mantém Riedel na liderança pela disputa ao governo de MS

Vereador pede reforma do Nação Guató com construção de arquibancada na quadra
Esporte

Vereador pede reforma do Nação Guató com construção de arquibancada na quadra

Vereador cobra maior fiscalização de veículos com placas estrangeiras na cidade
Política

Vereador cobra maior fiscalização de veículos com placas estrangeiras na cidade

Corumbá reabre licitação para construção de praça esportiva no bairro Aeroporto
Política

Corumbá reabre licitação para construção de praça esportiva no bairro Aeroporto

Governo pede a Alcolumbre que instale comissão sobre MP das Blusinhas
Política

Governo pede a Alcolumbre que instale comissão sobre MP das Blusinhas

Cazarin pede lixeiras no espaço de caminhadas do Poliesportivo
Política

Cazarin pede lixeiras no espaço de caminhadas do Poliesportivo

Vereador cobra informações sobre investimentos no setor energético de Corumbá
Política

Vereador cobra informações sobre investimentos no setor energético de Corumbá

Bira diz que é preciso regularizar cadastro postal de região próxima ao centro
Cidade

Bira diz que é preciso regularizar cadastro postal de região próxima ao centro

EUA aceitam conversar com Brasil sobre tarifas extras impostas a produtos
Política

EUA aceitam conversar com Brasil sobre tarifas extras impostas a produtos

Neno Razuk pede liberdade ao STJ
Desdobramento

Neno Razuk pede liberdade ao STJ

Mais Lidas

Caminhão de transporte de gado é flagrado com 195 quilos de cocaína
Polícia

Caminhão de transporte de gado é flagrado com 195 quilos de cocaína

Foragido do Comando Vermelho é capturado na Bolívia
Polícia

Foragido do Comando Vermelho é capturado na Bolívia

Operação da PF mira rota do tráfico internacional de cocaína em Corumbá
Polícia

Operação da PF mira rota do tráfico internacional de cocaína em Corumbá

WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos a partir de setembro
Tecnologia

WhatsApp deixará de funcionar em celulares antigos a partir de setembro