Menu
terça, 30 de abril de 2024
Senar - Agrinho 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

No centenário de Manoel de Barros, sua poesia vira app para celulares

12 outubro 2016 - 09h16G1MS
Home App "Crianceiras" faz homenagem a poesia de Manoel de Barros. Foto: Divulgação

Manoel de Barros, um dos maiores poetas brasileiros do século XX e que em 2016 completaria 100 anos, ganha nesta quarta-feira (12), Dia das Crianças, uma bela homenagem. Será lançado o aplicativo “Crianceiras”, que reúne dez clipes de músicas animados com canções que foram criadas a partir do seu trabalho e ainda quatro poesias interativas, das quais saem sons, palavras e ilustrações feitas pela sua filha, a artista plástica Martha Barros. O app poderá ser baixado gratuitamente para tablets e celulares iOS e Android.

Manoel nasceu em Cuiabá (MT) em 19 de dezembro de 1916, e passou a infância desvendando os mistérios do pantanal. Ao longo da vida, o poeta correu o mundo. Nos últimos anos, ele levou uma vida reclusa em Campo Grande, ao lado da esposa. Morreu no dia 13 de novembro de 2014, em Campo Grande, aos 97 anos.

O poeta publicou seu primeiro livro: "Poemas concebidos sem pecado", em 1937. Teve 28 obras publicadas no Brasil até 2013 e ganhou 13 prêmios de literatura, entre eles o “Nacional de poesias”, em 1966, o “Jabuti”, em 1989 e 2002 e ainda o “Nacional de Literatura do Ministério da Cultura”, em 1998 e o da “Academia Brasileira de Letras”, em 2000. Também teve trabalhos publicados em Portugal, na França e na Espanha.

O poeta Manoel de Barros, faleceu em 2014, em Campo Grande. Foto: Divulgação

?O app
O aplicativo “Crianceiras” é um desdobramento do projeto de mesmo nome, que foi concebido pelo compositor Márcio De Camillo e lançado em 2012, como disco e espetáculo. Desde então, já foram realizados mais de 250 shows. Transformar o projeto em produto digital foi um passo importante e natural, já que o espetáculo já utiliza recursos digitais e de animação. A concepção digital, feita pela  produtora digital Webcore Games.

“Como disse Manoel, ‘poesia não é para compreender, mas para incorporar. Entender é parede: procure ser árvore’. Transformar o projeto Crianceiras em aplicativo é a possibilidade de abrir uma porta no cotidiano e deixar escapar esse convite para buscarmos nosso lado mais árvore”, explica Bruna Pligher, da Webcore Games, responsável pela direção e produção do app.

Para falar sobre o aplicativo, Márcio De Camillo também cita o poeta: “Como Manoel diz, ‘poesia é voar fora da asa’. Através da música, o Crianceiras deu asas à poesia. Agora, com o aplicativo, suas palavras inventadas voarão ainda mais longe”.

Funcionalidades
O aplicativo tem quatro funcionalidades. Em “Clipes”, os hits “Bernardo”, “Sombra Boa”, “O Menino e o Rio”, entre outros (são dez no total) ganham animações delicadas e originais, feitas a partir da obra tão característica de Martha Barros, que dá vida aos personagens do pai com traços inventados e únicos. As animações “dançam” ao som da música do compositor Márcio De Camillo, que decidiu musicar esses poemas para homenagear o poeta – e com o aval dele.

Outra parte importante do app é a área da “Poesia”, na qual quatro poemas se transformaram em verdadeiros brinquedos, com diversas palavras interativas que, ao serem tocadas, se misturam com coisas, sons e interpretações de significados. São oportunidades para experimentar a poesia por novos olhares, e incentivar o observar das palavras e suas composições.

O aplicativo convida ainda os pequenos leitores a brincar de “Desenha” com as cores, texturas e personagens das iluminuras. São muitas as possibilidades para experimentar e fazer arte, já que aqui quase nenhuma cor é chapada, todas têm algo de único. E dá para arrastar os personagens do app para o seu desenho, aumentar, diminuir, rotacionar. Depois é só salvar o desenho e usar como quiser.

Os pequenos leitores podem personalizar suas próprias “Fotos” com os temas e adesivos do aplicativo. São muitos os recursos para usar a imaginação.

Serviço
App Crianceiras
Aplicativo para celulares e tablets
Lançamento: 12 de outubro
Disponível para iOS (App Store) e Android (Google Play)
Gratuito e não contém compras in-app
Faixa etária: Para todas as idades.
Conteúdo: Contém 10 clipes musicais, 4 poesias interativas, ferramenta de desenho e ferramenta de personalização de fotos

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mão de Obra
Carreta do programa "MS Qualifica Empreendedor" fica até 7 de maio em Ladário
Em dois meses
Campanha Superendividamento do TJMS atinge 142 pedidos cadastrados
Foi para Capital
Solicitada na Câmara, retorno do escritório da AHIPAR para atender região pantaneira
Turismo
Bonito terá voos diários em julho e potencializa mês de férias na Serra da Bodoquena
Saúde
Ribeirinho de Porto Esperança recupera sorriso em ação inédita no Pantanal
Obras
Ponte sobre rio Paraguai será interditada para 2ª etapa de concretagem no próximo sábado
Causa Animal
Vereador propõe lei sobre atendimento e transporte de animais na cidade
Prazo final
Último dia para pagamento à vista, com 30% de desconto, no IPTU 2024
Feriado
Funcionamento do comércio em Corumbá e Ladário é proibido no dia 1º de Maio
Saúde Pública
Câmara presta homenagens a profissionais de enfermagem por relevantes serviços à população

Mais Lidas

Informe Publicitário
Escolha o perfume de acordo com a personalidade da sua mãe
Oportunidade
Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira
Em Campo Grande
Último lote de inscrições para Corrida do Pantanal 2024 será liberado nesta segunda
Trabalho
Senac MS lança plataforma para divulgar vagas de emprego e oferta de mão de obra