Segundo Paulo Duarte, o decreto não poderia ser publicado em período de transição de governo.
(Foto: Divulgação/Alems)
O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) protocolou representação no Ministério Público Estadual (MPE) para apurar o Decreto Orçamentário nº 73, expedido no dia 8 de outubro, que autoriza a transposição dos rendimentos financeiros originados de recursos do Fonplata (Fundo de Desenvolvimento da Bacia do Prata), no valor de R$ 5,4 milhões, permitindo que tais recursos sejam utilizados para outras ações de governo. De acordo com a Lei 8.666/93 (de licitações), sob qual o contrato do Fonplata é regido, as receitas financeiras “serão obrigatoriamente computadas a crédito do convênio e aplicadas, exclusivamente, no objeto de sua finalidade”.
A desvinculação dos rendimentos no montante de R$ 5,4 milhões para aplicação em outras ações de governo, pode implicar na Lei Geral de Licitações (8.666/93). Além disso, o deputado aponta que o Decreto Orçamentário nº 73 não poderia ser expedido, visto que o Governo Municipal está em período de transição, devendo o atual gestor seguir disposições previstas em lei para o encerramento de sua administração.
A representação solicita ao MPE que determine à Prefeitura de Corumbá a abstenção de utilizar esses recursos em ações de governo diversas às que se encontram no contrato original do Fonplata, que apresente informações específicas e detalhadas sobre o uso desse montante e que mantenha o depósito dos rendimentos na conta corrente do contrato de empréstimo do Fonplata.
Sobre a ação, o deputado Paulo Duarte declarou que “estaremos vigilantes para evitar que haja qualquer ‘bomba’ de efeito retardado que possa prejudicar a administração futura da Prefeitura de Corumbá e gerar prejuízos para a população. Houve uma vitória esmagadora do Dr. Gabriel nas urnas e estaremos atentos a qualquer ato ilegal e nocivo que venha a ser feito por quem, felizmente, deixará a gestão este ano”.
Nota Oficial
Em nota, a Prefeitura de Corumbá, esclarece que todo o recurso do Fonplata foi depositado em conta corrente específica, remunerada e que gera rendimentos. No caso específico do Decreto Orçamentário nº 73, esse valor refere-se ao rendimento desses recursos durante o exercício 2023. Inclusive, a operação teve a anuência do próprio Fonplata, conforme ofício assinado pelo gestor do projeto e encaminhado à Prefeitura em 17 de setembro deste ano.
“Informamos que por parte do FONPLATA pode-se dar prosseguimento à desvinculação do valor informado de U$ 2.999.127,65 (Dois milhões novecentos e noventa e nove mil novecentos e vinte dólares americanos e trinta e quatro centavos). Os recursos relacionados aos rendimentos não estão vinculados ao Contrato. O valor mencionado, foi produto dos rendimentos da conta corrente da execução do contrato de empréstimo BRA-016/2014 e do reconhecimento de gastos realizados pelo OE”, destaca o documento.
A Prefeitura reforça ainda que, até o momento, foram executados U$ 34,8 milhões do total previsto do empréstimo. A diferença, cerca de U$ 5,2 milhões, continua na conta específica da operação financeira. Por fim, o Executivo Municipal mais uma vez reitera seu compromisso com a verdade, a transparência e a responsabilidade na aplicação dos recursos públicos.
*Informações da Alems e da Prefeitura de Corumbá
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Movimento de capoeira trava coluna de professor na Praça do Cravo
Caminhão-baú sai da pista e tomba em ribanceira de 10 metros na BR-262
Sexta-feira com amanhecer ameno e elevação gradual de temperatura em Corumbá e Ladário
Como o Copy Trading com Robôs Pode Simplificar Sua Jornada no Trading
Quinta-feira amanhece gelada em Corumbá e Ladário
Prazo para voto em trânsito termina nesta quinta em MS
Guarda Civil de Corumbá vence Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo
TJMS acelera processos de violência doméstica na 33ª Semana Justiça pela Paz em Casa
Mudança no tempo traz alívio na temperatura de Corumbá e Ladário