Como profissionais regulamentados, pescadores do Alto Pantanal adquirem segurança jurídica e acesso a políticas públicas futuras.
(Foto: Divulgação/Imasul)
A 4ª edição da ação itinerante Povo das Águas, realizada entre os dias 5 e 11 de julho, atendeu 137 pessoas em atividades voltadas à pesca comercial e amadora na região do Alto Pantanal de Corumbá. Durante os dias da ação, servidores do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), parceiro do Programa desde o ano passado, formalizaram 40 processos de AAPCs (Autorizações Ambientais para Pesca Comercial).
O Povo das Águas é um programa social realizado regularmente pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Corumbá, que leva diversos serviços de saúde, educação e atendimentos nos mais diferentes serviços públicos as comunidades ribeirinhas.
Por meio de barcos e muito empenho, a ação percorreu localidades como Domingos Ramos, Castelo, Paraguai-Mirim, Bonfim, Chané, Amolar, Barra do São Lourenço, Rio São Lourenço, Porto Formigueiro, Porto da Manga, Porto Esperança e Forte Coimbra — comunidades onde o acesso é limitado, mas onde o compromisso com a cidadania falou mais alto.
“Estar presente nessas comunidades é mais do que uma ação técnica. É um ato de respeito, de escuta e de valorização das pessoas que vivem do Pantanal e pelo Pantanal. O Imasul cumpre seu papel de promover o desenvolvimento sustentável, mas também de garantir que esses trabalhadores tenham acesso a seus direitos”, destaca Mariana Maciera, representante do Instituto na ação.
Os pescadores com documentação adequada foram cadastrados no Sistema de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente (SIRIEMA), o que garante segurança jurídica e acesso a políticas públicas futuras.
"O que posso dizer é que muitos pescadores das comunidades ribeirinhas estão sendo beneficiados ao regularizarem sua atividade como profissionais. Isso não só garante direitos e benefícios para eles, como também mostra que é possível trabalhar dentro da legalidade, respeitando as normas ambientais", explicou a técnica da área de pesca do Imasul, Fânia Campos.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Governo e Câmara fecham acordo para fim da 6x1 e 40 horas semanais
Justiça Eleitoral cassa mandato de Matheus Cazarin em Corumbá
Prefeitura convoca cuidadores sociais aprovados em processo seletivo da Assistência Social
Samyr solicita reforço do serviço de telefonia móvel para atender a comunidade da parte alta
Vereadora propõe programa para combater a evasão escolar na rede municipal
Hanna cobra providências para recuperação da Escola Luiz de Albuquerque
MS integra a linha de frente em plano nacional de combate ao crime organizado
Matheus solicita intervenção da Agetrat para reforçar a segurança viária na parte alta
Corumbá alinha ações para recuperação de créditos públicos