Participantes da 6ª Conferência das Cidades debateram desafios e propostas para o desenvolvimento urbano de Ladário.
(Foto: Assessoria da PML)
A 6ª Conferência Municipal das Cidades foi realizada em Ladário nos dias 5 e 6 de maio e reuniu moradores, representantes da sociedade civil e profissionais do setor urbano para discutir os principais desafios enfrentados pelo município. Com o tema central “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento teve como foco o levantamento de propostas que contribuam para tornar o ambiente urbano mais acessível, organizado e alinhado às necessidades da população.
Ao longo dos debates, foram abordadas questões como moradia digna, mobilidade, uso e ocupação do solo, acesso a serviços públicos e qualidade de vida. As discussões evidenciaram que planejar o futuro da cidade passa, necessariamente, por ouvir os moradores e compreender os obstáculos enfrentados por quem vive em contextos de desigualdade e carência de infraestrutura.
A conferência foi estruturada em três eixos principais. O primeiro tratou da articulação entre os setores urbanos e o planejamento das políticas públicas, com ênfase na integração entre diferentes áreas da administração municipal. O segundo abordou a gestão estratégica e financeira das cidades, ressaltando a importância da boa aplicação dos recursos públicos. O terceiro discutiu temas transversais, como meio ambiente, mobilidade, inclusão social, acessibilidade e segurança, reforçando que o desenvolvimento urbano deve ser pensado de forma integrada e abrangente.
Tema da conferência destacou caminhos para cidades inclusivas, sustentáveis e com justiça social. Foto: Assessoria da PML.Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foram definidos os objetivos da conferência, entre eles: promover a interlocução entre diversos setores da sociedade, mobilizar a população para estabelecer metas e planos de ação, assegurar a gestão democrática das políticas urbanas e eleger os delegados que representarão Ladário na etapa estadual. O encontro reforçou o compromisso do município com o avanço de políticas públicas voltadas à construção de uma cidade mais justa, inclusiva e sustentável.
Com o encerramento da etapa municipal, os encaminhamentos seguem agora para as fases estaduais e, posteriormente, para a conferência nacional, onde poderão contribuir para o aprimoramento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e influenciar diretamente na transformação das cidades brasileiras.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
MS lança campanha "Seu Abraço Aquece" e abre inscrições para entidades beneficiadas
Sorteio de moradias garante casa própria para 181 famílias em Corumbá
Paulo Duarte anuncia destinação de área para mais 300 casas em Corumbá
“Não há nada mais gratificante que a segurança de um lar”, diz Dr. Gabriel em sorteio de casas
Cazarin busca informações em relação a eventual falta de insumos na Santa Casa
Moradores reclamam de vegetação alta em rotatória do Bairro Cervejaria
Hanna prega parceria entre Brigada e Prefeitura visando melhorias na Ramão Gomez
Sorteio de 181 moradias do Minha Casa Minha Vida acontece hoje, dia 25, em Corumbá
Câmara de Corumbá derruba vetos do Executivo em projetos de saúde e segurança pública