Mapa Hidrogeológico estará disponível ao público para consulta e uso responsável da água.
(Foto: Imasul)
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), apresentou terça-feira (12) no auditório do Imasul, o Mapa Hidrogeológico de Mato Grosso do Sul.
Elaborado em escala 1:1.000.000, o documento reúne informações técnicas detalhadas sobre a ocorrência, as características, a qualidade e a produtividade das águas subterrâneas em todo o território estadual.
A ferramenta é estratégica para subsidiar o abastecimento público, orientar o planejamento sustentável e reforçar o monitoramento da qualidade da água.
Durante a solenidade, técnicos do SGB explicaram que o trabalho envolveu análises de poços cadastrados, dados geológicos e hidrogeológicos, além da avaliação da vulnerabilidade natural à contaminação dos aquíferos.
A metodologia permite identificar áreas com maior potencial de produção, regiões mais suscetíveis à poluição e características específicas de cada unidade hidroestratigráfica.
O projeto integra a iniciativa nacional Disponibilidade Hídrica do Brasil, já presente em 18 unidades federativas, e reforça o papel da ciência e da informação qualificada na gestão racional dos recursos hídricos.
Segurança hídrica e planejamento sustentável
O diretor-presidente do Imasul, André Borges, destacou que o documento é muito mais do que um compilado de dados técnicos.“Esse mapa mostra, com precisão, onde estão os aquíferos do nosso estado, quais são suas características, a qualidade da água e a capacidade de produção. Em outras palavras, ele revela o que está escondido debaixo dos nossos pés — e que muitas vezes garante o abastecimento de cidades inteiras, propriedades rurais e indústrias. Com essas informações, podemos escolher os melhores locais para perfuração de poços, proteger áreas de recarga e planejar o uso da água de forma sustentável, garantindo segurança hídrica para o presente e o futuro.”
O fiscal ambiental do Imasul, Adriano Coelho, enfatizou a utilidade prática do mapa para diferentes setores da sociedade.“Esses dados não servem apenas para técnicos e gestores. Eles beneficiam todos, porque ajudam a garantir que, mesmo em períodos de seca, tenhamos água de qualidade para beber, produzir e viver. Essa é uma ferramenta que une prevenção, planejamento e preservação, colocando a ciência a serviço da população.”
Disponibilidade pública
O Mapa Hidrogeológico de Mato Grosso do Sul estará disponível para consulta no site do Serviço Geológico do Brasil. O acesso público permitirá que gestores, pesquisadores, empreendedores e cidadãos possam utilizar a ferramenta para embasar decisões, prevenir problemas de escassez e promover o aproveitamento sustentável das águas subterrâneas.
Para os técnicos do Imasul o documento é um marco para a gestão dos recursos hídricos no estado, representando um avanço significativo na preservação e no uso responsável de um patrimônio natural essencial: a água.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Estudantes retiram mais de 12 sacos de lixo do Porto Geral de Corumbá
Van boliviana tomba em barranco e motorista é resgatada em Corumbá
Após semana de calor, Corumbá amanhece nublada e entra em alerta para tempestade
Vendaval deixa prejuízo de até R$ 40 milhões e recuperação pode levar meses em Campo Grande
Diretor da LHG Mining detalha ações para atender demandas históricas em Corumbá
Brasil e Bolívia unem forças em ação inédita de prevenção a incêndios
Temporal deixa rastro de destruição e suspende aulas em Campo Grande
Instituto Homem Pantaneiro abre vagas para brigadistas na Serra do Amolar
Estudo propõe 27 medidas para orientar decisões sobre o Pantanal