Profissionais de Enfermagem ocuparam a Câmara para reivindicar a aprovação do projeto.
(Foto: Divulgação)
A Câmara Municipal de Corumbá aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta terça-feira, 2 de junho, o Projeto de Lei Complementar enviado pelo Poder Executivo que estabelece a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais da enfermagem. O benefício atende diretamente enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam na linha de frente da rede pública de urgência e emergência do município. A votação histórica foi acompanhada de perto por representantes da categoria, que lotaram o plenário e celebraram a conquista.
A medida visa trazer alívio e reconhecimento a uma classe que enfrenta diariamente uma rotina exaustiva, marcada por alta pressão psicológica e estresse no atendimento à população. O presidente do Legislativo, Ubiratan Canhete de Campos Filho (Bira), destacou que o tema vinha sendo debatido na Casa de Leis desde 2017. As discussões ganharam força substancial em 2024, culminando em uma tramitação ágil no mês de maio graças à segurança jurídica apresentada no texto atual da proposta.
Essa vitória é fruto de uma mobilização de longo prazo que uniu a categoria e o Poder Legislativo corumbaense. Ao longo dos últimos anos, diversos parlamentares e ex-parlamentares atuaram ativamente em prol da causa, incluindo o atual prefeito Gabriel Alves de Oliveira, além de Chicão Vianna, Yussef Salla, Manoel Rodrigues, Alexandre Vasconcellos, Allex Dellas, Matheus Cazarin e o próprio presidente Bira.
A validação definitiva do projeto contou com o voto favorável de todos os 11 vereadores presentes na sessão. Confirmaram o apoio os parlamentares Bira, Alexandre Vasconcellos, Genilson José, Matheus Cazarin, Hesley Santana, Elinho Junior, Samyr Ramunieh, Marcelo Araújo, Jovan Temeljkovitch, Edinaldo Neves e a vereadora Hanna Santana, consolidando o compromisso do município com a valorização da saúde pública.
Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Concurso de Quadrilhas Juninas de Ladário soma R$ 15 mil em premiações
Participação popular para elaboração do Orçamento de 2027 segue aberta até julho
SES alerta para proteção contra a gripe em período de maior risco respiratório
Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Centro de Saúde da Ladeira abre neste sábado para vacinação contra Influenza
Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados
Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João
Operação conjunta apreende 20 t de insumo químico na fronteira com a Bolívia