Equipe médica realiza procedimento cardíaco pelo SUS em Corumbá.
(Foto: Leonardo Amaral/PMC)
Corumbá passou a realizar procedimentos de cateterismo cardíaco pelo Sistema Único de Saúde (SUS), medida que encerra a necessidade frequente de transferências de pacientes para Campo Grande em casos considerados urgentes. O anúncio foi feito pelo prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira durante entrevista concedida nesta semana ao Grupo Pantanal de Comunicação.
Segundo o prefeito, a implantação do serviço permitiu zerar a fila de espera para o procedimento no município. “Hoje, a fila do SUS para cateterismo cardíaco está zerada em Corumbá”, afirmou.
Antes da implantação do atendimento na cidade, moradores precisavam ser encaminhados para a Capital para realizar o procedimento, muitas vezes em situações delicadas de saúde. “Quantas pessoas perderam a vida porque não conseguiram chegar a tempo?”, questionou Dr. Gabriel ao comentar sobre a antiga dependência de transferências.
O cateterismo cardíaco é utilizado para diagnosticar e tratar doenças do coração, especialmente em pacientes com suspeita de obstruções nas artérias coronárias. Para o prefeito, a realização do procedimento dentro do município representa um avanço na rede pública de saúde e amplia o acesso ao tratamento especializado.
Além do atendimento cardíaco, Corumbá também passou a oferecer, pelo SUS, cirurgia a laser para tratamento de cálculo renal, conhecido popularmente como pedra nos rins. O procedimento não era realizado anteriormente na cidade e utiliza uma técnica menos invasiva, sem necessidade de cortes cirúrgicos.
“É feito por laser. O paciente faz o procedimento e, no dia seguinte, já pode ir embora para casa”, explicou o prefeito.
Dr. Gabriel também destacou o impacto da doença na rotina dos pacientes. “A dor renal é extremamente forte e, muitas vezes, o tratamento definitivo é cirúrgico”, disse.
De acordo com o chefe do Executivo, municípios vizinhos já procuraram Corumbá em busca de parceria para utilização dos serviços implantados na rede pública local.
“O nosso sonho é zerar todas as filas da saúde”, afirmou.
*Com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Corumbá.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal
Leia Também
Casos de dengue e chikungunya apresentam queda nas últimas semanas em Corumbá
Lavar esses alimentos antes do preparo pode contaminar tudo
Saúde ocular vai além das consultas e movimenta diferentes serviços e marcas
Brasileiros com diabetes defendem uso de tecnologias no tratamento
Definida a empresa que vai construir a nova maternidade de Corumbá
Brasil e Paraguai debatem criação de calendário vacinal unificado nas fronteiras
Mato Grosso do Sul é destaque nacional em aleitamento materno exclusivo
Ypê orienta consumidores a não usar nem descartar produtos de lote 1
Maio Vermelho: Posto de Ladário realiza palestra preventiva ao câncer bucal