Os incêndios em vegetações dentro do perímetro urbano já faz parte da rotina dos Bombeiros de Corumbá, desde o mês de Junho, a quantidade aumenta gradativamente. Atualmente, tem se mantido a média de cinco incêndios a cada 24 horas.
No último plantão, o 3° Grupamento de Corumbá combateu seis incêndios, um deles de grande proporção próximo ao Conjunto Habitacional Piúva, parte alta da cidade. As chamas iniciaram por volta das 19h20 desta segunda (18) e estava muito próximas das casas, militares agiram rapidamente e precisaram de pelo menos duas horas e 1.500 litros de água para acabar com fogo.
Ainda ontem, às 13h40, na Nova Corumbá, fogo atingiu mata próxima a praça do bairro. Às 14h20, foi a vez de combater incêndio no final da Rua Pará, no bairro Popular Nova. Às 18h45, equipe de combatentes se deslocaram até a Rua Rio Grande do Sul com a Tiradentes, bairro Cristo Redentor, onde as chamas por pouco não atingiram residências próximas. Às 5 horas da madrugada de hoje (18(, mais um incêndio, desta vez no bairro Popular Velha, entre as Ruas João Afonso e Tiradentes. Ao todo, o Corpo de Bombeiros utilizou 5.500 litros de água para extinguir todos os incêndios combatidos no plantão.
O tempo seco aliado a baixa umidade do ar, potencializa a propagação das chamas. Breve investigação realizada pelas guarnições do Corpo de Bombeiros, nos locais dos incêndios, indicam que eles geralmente estão ligados a ação irresponsável dos moradores, que insistem em atear fogo em lixo em locais com vegetação. Rapidamente as chamas se propagam e o resultado é perigo eminente para toda a população próxima.