Menu
sexta, 29 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Instituto Chico Mendes inaugura escritório em Corumbá

10 junho 2022 - 09h21Redação

O ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) inaugurou, nesta quinta-feira (9), seu escritório em Corumbá, com a presença do presidente instituto, Marcos de Castro Simanovic. A estrutura administrativa passa a funcionar em um espaço cedido, na sede do IHP (Instituto Homem Pantaneiro). Com o novo espaço, o chefe do PARNA (Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense), Bruno Agueda, passa a dividir seu tempo entre as atividades no  interior do parque e no escritório técnico. 

Para Simanovic, a parceria com o IHP em prol do Parque Nacional Mato-grossense busca conservar os atributos naturais, a beleza cênica, promover a pesquisa científica, ações de educação ambiental e turismo de natureza. “A gente conta com todo histórico do que já foi feito no parque. Agora, a ideia é que esse esforço seja unido e a gente consiga potencializar tudo isso trabalhando juntos”, afirmou.  

A parceria entre as instituições deve trazer, ainda, ganhos logísticos, já que o IHP atua, há muitos anos, na Serra do Amolar, região em que está inserido o parque. “A tendência é fazer mais para o parque, gastando bem menos, no sentido de não ter desperdício. A gente também quer fazer captação de recurso, buscar novos recursos para implementar iniciativas positivas para o parque”, garantiu o presidente do ICMBio, durante visita ao IHP.   

Ângelo Rabelo, presidente do IHP, celebrou a conquista ao lado do presidente do ICMBio, Marcos de Castro Simanovic. Foto: Divulgação/IHP

O presidente do IHP,  Ângelo Rabelo, destacou que a parceria com o ICMBio é uma conquista para todo o bioma e reforça as ações positivas já implementadas na região, além de abrir portas para que outras sejam iniciadas. “O desafio é a retomada e dinamização do Parque Nacional, com um reposicionamento baseado nos princípios da administração pública, como legalidade e eficiência”, afirmou.   

Ainda de acordo com Rabelo, a gestão do parque vai contar com o apoio do IHP na logística, comunicação, e, principalmente, na integração das brigadas Alto Pantanal e a do Parque Nacional Mato-grossense.   

“Nesta semana, foi lançado oficialmente a iniciativa ‘Abrace o Pantanal’, que vai proteger 2,5 milhões de hectares de área do bioma por meio da detecção precoce do incêndio. Com o monitoramento de possíveis focos e a integração das brigadas, além de todo o reforço logístico, o Pantanal só tem a ganhar. Conseguimos unir esforços em prol da conservação deste bioma que é tão importante não só para os brasileiros, mas para a humanidade”, garantiu o presidente do IHP.   

Chefe do PARNA, Bruno Agueda explica que, com a inauguração do escritório técnico em Corumbá, o trajeto entre o parque e a estrutura administrativa fica mais curto, o que resulta na diminuição dos custos operacionais. “O antigo escritório ficava em Cáceres. Então, além do trajeto por água, tínhamos mais 300 quilômetros por terra. Isso fazia com que aumentasse o tempo de viagem e a dificuldade de deslocamento. Com a mudança para Corumbá, encurtou trechos por terra. Além disso, o ponto focal fica mais bem assistido na questão da logística, uma vez que praticamente todo o trade turístico que opera na região é de Corumbá. Com isso, facilita a questão operacional”, explicou.   

A Acert (Associação Corumbaense das Empresas de Turismo) comemorou a implantação do escritório técnico do ICMBio na Cidade Branca. "A inauguração do espaço, com certeza, é uma oportunidade para o trade turístico como um todo. Facilita o diálogo para construirmos juntos um programa de visitação e utilização da unidade para o turismo", afirmou Joice Marques.

 

* Infromações da Assessoria de Comunicação do IHP

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
PRF apreende mais de meia tonelada de cocaína na BR 262
Cidadania e Segurança
Programa 'Bombeiro na Escola' vai atender alunos de Ladário
150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS

Mais Lidas

Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira