Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Grupos de choque desmontam bloqueios e manifestantes resistem no 3º dia de greve na Bolívia

24 outubro 2022 - 08h23Gesiane Sousa

O departamento de Santa Cruz, na Bolívia, entrou oficialmente em seu terceiro dia de greve cívica por tempo indeterminado exigindo o censo em 2023 e ao contrário dos dois primeiros dias, esta segunda-feira (24) é o primeiro dia em que a população assalariada volta ao trabalho, por isso o movimento nas ruas é maior. Mas não só isso, grupos de choque começaram a se mobilizar em ônibus, junto com a Polícia, para montar pontos de bloqueio. 

Por volta das 7h de hoje (24), grupos chegaram ao segundo anel viário e à avenida El Trompillo, nas instalações da cooperativa de água (Saguapac). Lá eles lançaram fogos de artifício, jogaram pneus e atearam fogo neles, além de pichar e avisar que outras instituições de serviços básicos, além do Governo, fariam o mesmo.

"Vamos desbloquear a cidade inteira, vamos aonde tivermos que ir, mas vamos limpar a cidade inteira”, disse um dos “desbloqueadores”. 

A fronteira de Puerto Quijarro com o Brasil, por Corumbá, permanece fechada e militarizada. Durante todo o final de semana, o clima se manteve tenso no local.

Desde a madrugada, foi observado muitas pessoas concentradas na avenida Cristo Redentor, bloqueando as ruas. É o mesmo lugar onde na noite de domingo (23) o cidadão e o governador Luis Fernando Camacho fizeram um chamado para manter os pontos de bloqueio, pois para eles não há sinais de que o diálogo seja restabelecido devido à prisão de três pessoas em Puerto Quijarro, acusadas de supostamente participar da morte de um manifestante. Além das ameaças de cercar a cidade, feitas por setores ligados ao partido no poder.

"Não vamos nos sentar em mesas técnicas porque isso já aconteceu. Podemos nos sentar, sem problemas, quando revogarem o decreto (4760)", exclamou Camacho ontem à noite e lembrou todos os pedidos de diálogo que foram rejeitados. Ele também pediu ao presidente Luis Arce que pare de enviar "pessoas incompetentes", aludindo aos ministros de Estado, que mantinham reuniões com as autoridades.

"Só com vocês nas ruas vamos vencer", exortou Fernando Larach, primeiro vice-presidente do Comitê de Santa Cruz. Entretanto, o segundo vice-presidente cívico, Stello Cochamanidis, reforçou o apelo à população para que ros pontos de bloqueio e se concentrem na luta pelo recenseamento.

A Polícia acompanha os grupos de choque e não os detiveram quando danificaram a fachada da instituição ou quando atiraram fogos de artifício às pessoas que faziam vigília exigindo que o recenseamento fosse realizado em 2023 e não em 2024 como pretende o Governo.

 

* Com informações do El Deber

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro