Menu
terça, 16 de abril de 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Denúncia do site Capital do Pantanal sobre trilhas clandestinas vira notícia no Jornal Nacional

04 julho 2020 - 09h17Gesiane Sousa com informações do Jornal Nacional e TV Morena

A entrada de bolivianos em Corumbá por meio de trilhas clandestinas, que desembocam nos assentamentos rurais do município, denunciada pelo site Capital do Pantanal em 20 de junho foi noticiado pelo Jornal Nacional, da Rede Globo de televisão, nesta quinta-feira (3).  O fechamento das fronteiras desde o mês de março e a estrutura hospitalar precária do lado boliviano, faz com que cidadãos do país vizinho, utilizem as trilhas para buscar tratamento médico contra o Covid-19 em Corumbá.

Na matéria televisiva, exibida pelo principal jornal do país com apoio informativo da TV Morena em Mato Grosso do Sul, a dupla de jornalistas Willian Bonner e Renata Vasconcelos expôs para o país e para o mundo, uma das maiores fragilidades da segurança brasileira: o controle de suas fronteiras.

O atendimento médico na Santa Casa de Corumbá não é negado à bolivianos nem a qualquer outro cidadão de outras nacionalidades, como o caso de Seu Everaldo, morador de Santa Cruz de la Sierra, exposto na matéria. Ele foi diagnosticado com Covid-19 e ficou internado por quatro dias na Santa Casa de Corumbá. O paciente confirmou para médico que teve acesso à cidade pela fronteira e que atravessou porque na Bolívia a situação está muito difícil, não há tratamento adequado.

Desde o fechamento da fronteira no mês março, a Polícia Federal já deportou mais de 200 bolivianos, que tentaram acesso à Corumbá ilegalmente.

deportados JNForças de egurança intensificam fiscalização na linha de fronteira. Foto: Reprodução Jornal Nacional

“A nossa fronteira é muito extensa. Tem muitos pontos de entrada. Não é uma ponte. Não é uma coisa fácil de ser fiscalizada. Existem várias trilhas pela fronteira, vários pontos de difícil acesso e, em alguns deles, eles tentam entrar por ali”, conta Alan Givid, delegado da Polícia Federal de Corumbá.

A entrada de bolivianos na cidade preocupa por conta do risco de transmissão da doença, cidades da linha de fronteira do país vizinho decretaram descontrole sanitário e alto risco de contaminação. Outra preocupação é com a estrutura hospitalar de Corumbá. A Santa Casa atende pacientes da cidade e da vizinha Ladário e é o único hospital da região, que recebe pacientes do SUS. São apenas 20 leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e a taxa de ocupação já atinge 65%.

Ainda de acordo com a matéria exibida ontem no telejornal, a direção da Santa Casa aponta que o medo de não conseguir atendimento pelo SUS faz os bolivianos mentirem o nome e o endereço ao darem entrada na unidade.

Trilhas JNTrilhas clandestinas desembocam em assentamento rurais da cidade. Foto: Reprodução Jornal Nacional

Até o momento, Corumbá registrou 14 mortes por Covid-19; três eram pacientes bolivianos. Para o diretor-clínico do hospital, Manoel João, o atendimento aos estrangeiros é uma questão de humanidade.

"Qualquer nacionalidade que chegar aqui, principalmente boliviano, no hospital será atendido. Com o mesmo carinho, da mesma forma que os brasileiros são. Isso é lei, inclusive.

A Secretaria de Saúde de Corumbá afirmou que tem a obrigação constitucional de prestar atendimento a qualquer pessoa, inclusive estrangeiros, mas que busca apoio de órgãos responsáveis pela fiscalização para impedir a entrada clandestina deles. A Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul declarou que está dando apoio para a prefeitura de Corumbá.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Carro que saiu de Corumbá com 98 kg de cocaína é interceptado na BR 163
Educação
Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem começa hoje
Flagrante
Ex-detentos são presos arremessando cocaína para dentro do presídio de Corumbá
Em Campo Grande
Inscrições para oficinas do Festival da Juventude na UFMS encerram hoje
Intercâmbio
Guardas de Corumbá vão a Dourados conhecer as atividades de Segurança Escolar Comunitária
Até 30 de abril
Prefeitura prorroga pagamento à vista do IPTU; parcelamento vence hoje
Preço baixo
De perfumes a eletrônicos, leilão da Sefaz/MS abre visitação
Internacional
Embrapa Pesca e Aquicultura participa de missão técnica na Malásia
Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Hoje
Seminário divulga ciência e conhecimento sobre a conservação de felinos no Pantanal

Mais Lidas

Vila Guarani
Autor de homicídio morre em confronto com a Polícia
Tráfico de Drogas
Brasileiras são flagradas com 10 kg de cocaína na BR 262
Saneamento
Força-tarefa vai combater fraudes em ligações de rede de água no Estado
Oportunidade
MS possui 4.130 vagas de emprego disponíveis na Funtrab