Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Exército responde denúncia do site Capital do Pantanal com ações de controle a entrada clandestina de bolivianos

24 junho 2020 - 11h09Gesiane Sousa

Matéria do site Capital do Pantanal, divulgada no último sábado (20), sobre a travessia clandestina de bolivianos para Corumbá, através de trilhas clandestinas que ligam os dois países, já alcançou quase 4.500 pessoas pelo Facebook e repercutiu também no Exército, força militar responsável pela soberania territorial do Brasil.

Em resposta a denúncia, a 18º Brigada de Infantaria de Fronteira em Corumbá, afirmou que realiza incursões continuas em toda a faixa de fronteira na região desde o dia 20 de março, quando o governo federal do Brasil determinou o fechamento total das fronteiras para entrada de estrangeiros.

Segundo informações do Chefe da Comunicação Social da 18º Brigada, Tenente Cel. Blondé, o patrulhamento realizado pela Força Componente Pantanal ocorre diariamente, por meio motorizado e a pé, no trecho da Estrada do Jacadigo até a Trilha do Gaúcho. Desde o inicio das operações já foram encaminhados 60 bolivianos, um paraguaio e mais 50 imigrantes sem documentação para processo de deportação, junto a Polícia Federal, no posto Esdras.  

A fiscalização ocorre no período do dia pela faixa da fronteira e durante a noite e madrugada, militares do Exército montam posto de bloqueio no posto Esdras, na linha de fronteira oficial entre os dois países, em apoio as ações da Polícia Federal e Receita Federal.

Além das deportações, houve apreensão de 300 quilos de café, que eram importados para o Brasil de forma ilegal; 800 gramas de cocaína e 60 caixas de cerveja. Dentro dos pouco mais de três meses de fronteira fechada, cinco pessoas foram apreendidas praticando atos ilícitos na faixa territorial.

Abertura de valas em estradas vicinais, realizada no final de março não impediram a travessia dos clandestinos. Foto: Divulgação 

Em entrevista ao site Capital do Pantanal, o Tenente Cel. Blondé, destacou ainda, que durante as fiscalizações, veículos foram flagrados atravessando livremente entre os países, por meio das estradas vicinais, conhecidas como “Cabriteiras”. No dia 24 de março, houve ação integrada entre as forças de segurança para abertura de valas nessas estradas, com o objetivo de impedir a travessia clandestina, porém não foi suficiente, pessoas continuaram atravessando pelo local, como denunciado pelo site Capital do Pantanal no último sábado (20). Ontem, 23 de junho, uma nova ação da Polícia Federal em conjunto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi realizada para abrir novas valas nas estradas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo
Sexta-feira de tempo ensolarado e temperaturas amenas em Mato Grosso do Sul
Corumbá tem mínima de 15°C e máxima de 36°C
4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal
Obrigatório
FUNPREV convoca aposentados e pensionistas por invalidez para perícia médica bianual
Assistência
Povo das Águas atende moradores da região do Baixo Pantanal a partir de segunda, dia 22
Destaque
Corumbá promove, na 6ª feira, 2ª Conferência de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Economia
Exportação de industrializados de MS atingem US$ 434,7 milhões em março
Mudança
Novo sistema de cadastro no Programa Precoce MS já está disponível
Abril Verde
Campanha promove conscientização contra assédio a mulheres no trabalho
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo