As estradas e trilhas clandestinas que ligam a Bolívia à cidade de Corumbá, não é novidade nem surpresa para quem mora na região de fronteira entre os dois países, muito menos para as autoridades que fiscalizam a divisa territorial. Segundo o Exército, empenhado em ações de combate a clandestinidade migratória desde o dia 20 de março, as operações na faixa de fronteira são constantes.
A cidade boliviana, vizinha a Corumbá, Puerto Quijarro, apresenta altíssimo índice de contaminação. Vice-presidente do Conselho Municipal já pediu a decretação da calamidade sanitária da cidade, que deve ser aprovada em lei municipal, já nesta segunda (22). Porém enquanto isso, apesar da fronteira está fechada em ambos os lados, desde o mês de março, bolivianos continuam chegando à Corumbá por vias clandestinas sem dificuldades, pelas chamadas estradas "Cabriteiras".
Os bolivianos chegam à Corumbá pelos assentamentos do Taquaral, área rural da cidade, que faz ligação com Mutum, na Bolívia. As estradas de barro, muito utilizadas pelo tráfico de drogas e outros contrabandos, agora são rota dos bolivianos que se aventuram na travessia ilegal, sem temer por fiscalizações, e sem pensar na saúde coletiva, não apenas dos brasileiros, como do seu próprio povo. O site Capital do Pantanal recebeu denúncias e imagens de postagens feitas pelos atravessadores, com máxima tranquilidade, como se estivissem em um esporte de aventura.

No dia 24 de março, agentes da Força Nacional e da Polícia Federal, que na época integravam ações da Operação Hórus, em combate ao tráfico de drogas e outros ilícitos no Estado, identificaram trilha clandestina e cavaram uma vala com retroescavadeira para impedir a travessia de veículos. Até o momento, nenhuma outra ação foi divulgada. Há necessidade de fiscalização intensa e inteligente com continuidade.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dono de bar acusado de perturbação diz que atende as solicitações do morador desde a inauguração

Mato Grosso do Sul conquista três prêmios de turismo inteligente na FIDI 2025

Aeronave resgata mulher vítima de colisão com porteira no Pantanal

Outono em MS começa com previsão de calor e chuvas abaixo da média

Startup Day em Corumbá vai discutir o potencial de inovação do Pantanal
Bombeiros atendem sete vítimas nas últimas 24 horas
TempoQuinta-feira de sol e sem previsão de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 21°C e máxima de 37°C

PMA Celebra 38 Anos de Proteção ao Meio Ambiente em MS

Corumbá está entre as 10 cidades turísticas mais seguras do país
