Menu
sábado, 31 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Corrida de Trilha passa pelo patrimônio histórico e belezas naturais do Pantanal

23 novembro 2016 - 09h23Redação

Com 436 inscritos, a Corrida de Trilha é a segunda modalidade com mais participantes do Pantanal Extremo, ficando atrás apenas do Mountain Bike, que tem 500 competidores. O esporte vem conquistando adeptos por todo o País por unir fortes emoções e contato com a natureza. Na Capital do Pantanal, a Corrida de Trilha também vai premiar os corredores com uma visão privilegiada da rica arquitetura local.
 
A largada e chegada acontecem no Porto Geral de Corumbá, área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Histórico Nacional. O Porto é tão antigo quanto a cidade, que em setembro completou 238 anos. Em 1853, por decreto imperial, o porto corumbaense foi habilitado para o comércio. Em 1856 estabeleceu-se o trânsito livre de barcos nacionais e estrangeiros no rio Paraguai e o local, com sua importante posição geográfica, começou a se tornar um centro econômico de destaque no continente.
 
A navegação, além de romper o isolamento da região, serviu para fixar o domínio pelo império na fronteira oeste do Brasil. Em 1914 foi o 3° maior Porto da América Latina. Desembarcavam aqui transatlânticos com mercadorias para compra e venda vindos da Europa e Argentina. Abrigava grandes empórios, 25 bancos internacionais, curtumes e a primeira fábrica de gelo do Brasil.
 
Hoje o Porto Geral é um dos principais pontos turísticos da cidade pantaneira e recebe embarcações de pequenos pescadores até hotéis pesqueiros. É nessa área privilegiada que os corredores começam e terminam a prova.  Os atletas também passarão pela região conhecida como Cacimba da Saúde, local banhado pela Baía do Tamengo e que reúne muito da beleza da fauna e flora da maior planície alagável do Planeta.
 
O Mirante da Capivara e no Parque Marina Gattass, pontos de passagem obrigatória tanto para quem vai correr o percurso de 7 quilômetros ou de o 13 km, reservam uma vista privilegiada do Rio Paraguai. Mas é bom os competidores não se distraírem com o belo visual, pois essa é só a metade da prova. A volta ainda reserva algumas das ladeiras mais íngremes da quente Corumbá.
 
A previsão é de a temperatura seja superior aos 30ºC no dia da corrida. Também por isso, o evento contará com toda infraestrutura necessária para garantir a logística, segurança e qualidade da prova. A organização vai disponibilizar guarda-volumes, banheiros químicos, atendimento médico emergencial, pontos de água durante o percurso, entrega de fruta, e isotônico no final da corrida, que conta com a supervisão da Federação de Atletismo de MS.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Trio é preso por descaminho em ônibus irregular
Pedido Liminar
MPT pede suspensão de portarias do governo federal que altera normas de segurança no trabalho
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta sexta (30) em Corumbá
Calendário
Primeira parcela do IPTU 2021 vence hoje (30)
Açãode Marketing
Equipe do Bonito CVB visita Corumbá para parceria de divulgação turística
Pagamento Liberado
Servidores do município recebem salários de julho hoje (30)
Receptação
Homem vai parar na Delegacia por moto comprada no Trocas
Calendário
Inscrições para o Fies 2021.2 terminam às 23h59 de hoje (30)
Bombeiros
Incêndio destrói casa de madeira no bairro Industrial
GAPA
Grupo recebe R$ 40 mil para projeto de castração animal em Corumbá

Mais Lidas

Receptação
Homem vai parar na Delegacia por moto comprada no Trocas
Fronteira
Bilhete com ameaças foi deixado sobre sacos com partes do corpo de rapaz sequestrado em MS
Flagrante
Trio é preso por descaminho em ônibus irregular
Imunização
Veja quem pode se vacinar nesta sexta (30) em Corumbá