Terça-feira, 23 de Junho de 2026
Política

Corumbá recebe R$ 175 milhões em obras de saúde e infraestrutura

23 jun 2026 - 17h06   atualizado às 17h44

Danielly Carvalho

Corumbá recebe R$ 175 milhões em obras de saúde e infraestrutura Governador Eduardo Riedel e prefeito Gabriel participam do descerramento da placa do Hemosul. (Foto: Clóvis Neto/PMC)

Corumbá recebeu nesta terça-feira (23) uma agenda de anúncios, entregas e vistoria de obras que reúne mais de R$ 175 milhões em investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura urbana, saneamento e desenvolvimento social. A programação contou com a presença do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e do prefeito Dr. Gabriel Alves de Oliveira, além do presidente da Câmara Municipal, vereador Ubiratan Canhete de Campos Filho, o Bira.

A agenda começou pela manhã, na Santa Casa de Corumbá, com o descerramento da placa da unidade do Hemosul após a reforma e adequação de sete salas destinadas aos serviços de hemoterapia. A estrutura recebeu investimento de aproximadamente R$ 390 mil e passa a ampliar a capacidade de atendimento da coleta e distribuição de sangue para a região pantaneira.

Na sequência, o governador e o prefeito acompanharam a estrutura da maternidade da Santa Casa. Durante a tarde, a comitiva esteve no Hospital da Cassems para vistoriar as obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, considerada uma das principais demandas da saúde regional.

Autoridades visitam estrutura reformada do Hemosul na Santa Casa. Foto: Clóvis Neto/PMC

O principal ato da agenda ocorreu no bairro Guatós, onde foram anunciadas novas obras de infraestrutura urbana. O pacote inclui pavimentação asfáltica, drenagem de águas pluviais e restauração funcional nos bairros Nova Corumbá, Guatós e Pantanal, com investimentos superiores a R$ 27 milhões por meio do programa MS Ativo Municipalismo.

No mesmo evento, foi entregue a obra de adequação e reabilitação do Laboratório de Ensaio e Controle da Sanesul, que recebeu cerca de R$ 916 mil em recursos estaduais.

Entre os novos projetos autorizados está a construção da Casa da Mulher Brasileira em Corumbá. O empreendimento terá investimento de R$ 8,39 milhões e será destinado ao atendimento integrado de mulheres vítimas de violência, reunindo serviços de órgãos como Polícia Civil, Defensoria Pública e a rede de assistência social.

A construção da nova maternidade de Corumbá também foi incluída na agenda de investimentos. A Ordem de Serviço para o início das obras foi assinada pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (23), dentro do Novo PAC Saúde. A unidade terá capacidade para 150 leitos e receberá R$ 153 milhões em recursos federais para ampliar a assistência a gestantes, puérperas e recém-nascidos de Corumbá e municípios da região.

A nova estrutura será voltada para atendimentos de média e alta complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com serviços de internação, consultas, atendimentos de urgência e emergência ginecológica e obstétrica, além de funcionamento 24 horas.

O projeto prevê atendimento especializado para gestantes de maior risco e também contempla a implantação de um Centro de Parto Normal (CPN). A unidade fará parte das ações do Programa Agora Tem Especialistas e será integrada ao SUS Digital, iniciativa voltada ao uso de tecnologia para melhorar a organização dos serviços de saúde.

Além da maternidade, o pacote federal destinado ao município inclui uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS), equipamentos para unidades existentes, uma sala de cirurgia geral, uma Unidade Odontológica Móvel, veículos para o SAMU 192, um micro-ônibus, equipamentos para a Hemorrede e kits para atendimento por teleconsulta.

Durante a solenidade, Eduardo Riedel afirmou que a proposta é que a nova unidade de saúde tenha atuação regional e amplie o atendimento para moradores do Pantanal. “Eu vinha tratando isso com o prefeito Gabriel e com o Ministério da Saúde. O grande desafio é fazer com que esse equipamento vá além de uma maternidade e se torne o nosso hospital regional. A gente precisa, nessa estrutura de saúde aqui de Corumbá, de um regional de Mato Grosso do Sul à disposição da população”, afirmou o governador.

Nova maternidade de Corumbá terá estrutura para atendimentos de média e alta complexidade. Foto: Ministério da Saúde/MS

Na área de saneamento, foram autorizadas obras para ampliar e modernizar o sistema de abastecimento de água de Corumbá. Entre os projetos estão a construção de estruturas de proteção da captação superficial de água bruta, com investimento de R$ 26,48 milhões; melhorias na rede de distribuição e controle operacional, no valor de R$ 22,35 milhões; e a implantação do sistema de tratamento de resíduos da Estação de Tratamento de Água (ETA), estimada em R$ 15 milhões.

As obras serão executadas pela Sanesul em parceria com o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem).

Ao comentar os investimentos, o prefeito Dr. Gabriel destacou que as obras representam melhorias que vão além das estruturas físicas. “A obra por si só não é apenas o concreto que está subindo, mas a sensibilidade que existe por trás dela. As obras que estão sendo feitas em Corumbá são para diminuir os alagamentos, ampliar a habitação, melhorar a infraestrutura e garantir mais dignidade para a população”, declarou o prefeito.

Gabriel também ressaltou os projetos voltados à saúde e proteção social.

"Hoje, estamos vendo essas estruturas saindo do papel e se transformando em serviços que vão salvar vidas e acolher as pessoas que mais precisam”, afirmou.

O governador Eduardo Riedel destacou a parceria entre Estado, município e União para viabilizar os projetos. “Essa parceria do Estado com os municípios em todas as áreas é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas. É o que estamos vendo hoje aqui na Santa Casa. Vamos continuar parceiros, ajudando a equipar, a custear e a manter essa estrutura para atender bem a população”, afirmou.

Sobre saneamento, Riedel reforçou a relação entre os investimentos e a qualidade de vida dos moradores.

“Saneamento tem tudo a ver com saúde. Estamos vendo resultados concretos em vários municípios do Estado. Quando falamos de saneamento, estamos falando de cidadania, dignidade e qualidade de vida para as pessoas”, declarou.

O governador também comentou a importância da Casa da Mulher Brasileira para ampliar a rede de proteção às vítimas de violência. “Quando falamos da Casa da Mulher Brasileira, falamos de uma rede completa de atendimento. Ali estarão presentes a Polícia Civil, a Defensoria, o Ministério Público e profissionais preparados para acolher as mulheres. A palavra de ordem é intolerância à violência contra a mulher”, afirmou.

O superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, Ronaldo Costa, destacou a participação dos recursos federais nos investimentos anunciados. “O investimento federal assinado aqui é para trazer qualidade de vida, água de qualidade e saúde para toda a população da região do Pantanal. Estamos reafirmando o compromisso do governo federal com Corumbá e com o Pantanal”, disse.

Durante a noite, a agenda do governador segue com a participação nas festividades do Arraial do Banho de São João 2026, no Porto Geral de Corumbá.

*Com informações da Prefeitura de Corumbá e Ministério da Saúde. 

Receba as notícias no seu Whatsapp.Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal

Leia Também

Marinha forma primeiras recrutas mulheres no 6º Distrito Naval
Segurança

Marinha forma primeiras recrutas mulheres no 6º Distrito Naval

Controle digital de multas se torna aliado da organização veicular
Variedade

Controle digital de multas se torna aliado da organização veicular

“Todos no palco são campeões”, diz Guarda Civil de Corumbá destaque no Fisiculturismo
Esporte

“Todos no palco são campeões”, diz Guarda Civil de Corumbá destaque no Fisiculturismo

MS perde o ex-governador e engenheiro Marcelo Miranda
Luto

MS perde o ex-governador e engenheiro Marcelo Miranda

Pista molhada provoca queda de moto e deixa duas pessoas feridas na Rio Branco
Plantão

Pista molhada provoca queda de moto e deixa duas pessoas feridas na Rio Branco

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Universitário
Plantão

Colisão entre carro e moto deixa motociclista ferido no bairro Universitário

Banco do bispo Edir Macedo é alvo de operação da Polícia Federal
Justiça

Banco do bispo Edir Macedo é alvo de operação da Polícia Federal

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira
Geral

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 3,5 milhões nesta terça-feira

Terça-feira exige casaco e guarda-chuva em Corumbá e Ladário
Tempo

Terça-feira exige casaco e guarda-chuva em Corumbá e Ladário

Queda de bicicleta deixa duas mulheres feridas na madrugada em Corumbá
Plantão

Queda de bicicleta deixa duas mulheres feridas na madrugada em Corumbá

Mais Lidas

Preso com mais de 96 kg de cocaína na BR-262 diz ser militar da reserva
Polícia

Preso com mais de 96 kg de cocaína na BR-262 diz ser militar da reserva

Forças de segurança apreendem 21 toneladas de insumo para cocaína na Fronteira
Polícia

Forças de segurança apreendem 21 toneladas de insumo para cocaína na Fronteira

Operação internacional intercepta até 50 toneladas de cocaína líquida em carga de madeira
Polícia

Operação internacional intercepta até 50 toneladas de cocaína líquida em carga de madeira

Servidores de Corumbá ganham acesso a vagas de mestrado na saúde
saúde

Servidores de Corumbá ganham acesso a vagas de mestrado na saúde