Novo veículo transporta 44 militares e equipamentos, oferecendo segurança e conforto em deslocamentos longos.
(Foto: Tenente Isabela)
“Um sonho de muito tempo foi realizado.” A frase do Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS), Coronel Frederico Reis Pouso Salas, marcou a entrega do primeiro ônibus interestadual adquirido pelo Governo do Estado para a corporação. O veículo foi pensado para levar conforto, segurança e suporte logístico aos militares envolvidos no combate aos incêndios que atingem o Pantanal sul-mato-grossense.
Com motor de 360 cavalos, o ônibus garante desempenho em longas viagens, terrenos difíceis e cargas pesadas. O Tenente Douglas Laertes de Freitas, especialista em Engenharia Mecânica, ressalta que a potência oferece estabilidade e resistência mesmo em situações extremas. “Estamos falando de um motor preparado para superar adversidades operacionais sem comprometer a segurança da tropa ou o desempenho da missão”, afirmou.
O veículo transporta 44 militares, dois motoristas e possui um bagageiro de 12 metros cúbicos, espaço suficiente para equipamentos e pertences pessoais. Para efeito de comparação, esse volume equivale a cerca de 1.800 kg, ou 60 malas de 30 kg cada. Segundo o Tenente Lucas de Campos Saldanha, também especialista em Engenharia Mecânica, o ônibus é o primeiro da frota com estrutura específica para operações de média e longa distância. “Esse volume de carga por pessoa garante que o militar possa embarcar todo o seu material com segurança e sem comprometer o espaço interno, o que é fundamental após semanas de combate em áreas remotas e de difícil acesso”, detalhou.
O veículo foi projetado para suportar viagens de mais de 500 km em terrenos variados. Foto: Tenente IsabelaO interior foi projetado para conforto: climatização dual zone, sistema de áudio e vídeo, televisão, frigobar, portas USB individuais e banheiro. “Os militares passam mais de duas semanas em áreas críticas, sob condições intensas. Quando retornam, precisam de um ambiente que ofereça segurança e conforto. Essa viatura representa uma preocupação real do Governo do Estado e da Corporação com a saúde física e mental dos nossos profissionais”, completou o Tenente Saldanha.
As poltronas em couro são reclináveis, estilo semi-leito, e possuem apoio para os pés. Judson da Silva Arantes, da Marcopolo, empresa responsável pela fabricação, explicou que o modelo foi feito para viagens longas, com materiais duráveis e estrutura reforçada. “É um veículo feito sob medida, pronto para apoiar operações de mais de 500 quilômetros com eficiência”, disse.
O ônibus foi adquirido com recurso federal de um convênio de 2019 voltado à proteção ambiental e combate a incêndios florestais. Para o Coronel Fábio Merá de Assis, Diretor de Apoio Logístico do CBMMS, a chegada do novo Auto Transporte de Pessoal (ATP) representa um reforço estratégico. “Cada ciclo de operação desloca sete equipes das Guarnições de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), cerca de 30 militares a cada duas semanas. Até então, o transporte era feito por micro-ônibus e viaturas que também levavam equipamentos e mantimentos. Com o ATP, será possível separar o transporte de efetivo do transporte de carga, liberando viaturas para outras demandas e aumentando a capacidade de resposta”, explicou.
*Com informações da Ascom do CBMMS.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Bairros de Ladário podem ficar sem água nesta quarta-feira, 25
Colisão entre carro e moto deixa dois feridos no bairro Maria Leite
Bombeiros capturam três serpentes em 24 horas em Corumbá
Quarta-feira de céu nublado e alerta para tempestade em Corumbá e Ladário
Polícia Civil lança campanha de arrecadação de absorventes em MS
Sorteio de 181 moradias do Minha Casa Minha Vida será nesta quarta em Corumbá
“Treinão pela Vida” marca 20 anos da Rede Feminina de Combate ao Câncer
Homem é picado por serpente “boca-de-sapo” na região da Codraza
Colisão entre carro e moto mobiliza equipes de resgate no centro de Corumbá