A área atingida havia recebido recentemente o plantio de 25 mil mudas.
(Foto: Divulgação/IHP)
O vento de 20 km/h aliado a uma temperatura superior a 40ºC causaram o avanço do fogo na Serra do Amolar, no Pantanal de Corumbá (MS). Nesta quarta-feira, 24 de outubro, um grave incêndio na região atingiu a Reserva Participar de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal. A área, que ainda tentava se recuperar dos incêndios de 2020, recebeu recentemente o plantio de 25 mil mudas.
Há cerca de duas semanas, toda a região vem sendo afetada por incêndios, e a chuva recente foi insuficiente para extinguir os focos. O mesmo incêndio já atingiu o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense e continuou a se espalhar. Na quarta-feira, 24, a linha de fogo dentro da RPPN Acurizal aumentou, atingindo uma extensão de 11 km.
As condições extremas tornaram o combate ao incêndio inviável para os brigadistas. Além dos seis brigadistas da Brigada Alto Pantanal, outros 38 brigadistas do Prevfogo/Ibama foram mobilizados, e duas aeronaves foram usadas para dispersão de água.
Em vídeo, brigadista reconhece e lamenta a incapacidade humana para combater as chamas, que tomam forma numa força catastrófica.
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP), ressalta que a pesar de todas as dificuldades, não vão permitir se abater. "Nosso trabalho incansável de monitoramento e combate continuará com ainda mais força. Na região, há uma equipe de resgate do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS), com profissionais do IHP, do Ibama e da UCDB. Os brigadistas ambientais da Brigada Alto Pantanal e equipe do Prevfogo/Ibama também continuam na região", diz em nota.
Sobre o Instituto Homem Pantaneiro
O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Fundado em 2002, em Corumbá (MS), atua na conservação e preservação do bioma Pantanal e da cultura local.
Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.
Os programas que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatório Pantanal.
*Com informações da Assessoria do IHP
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Sexta-feira com amanhecer ameno e elevação gradual de temperatura em Corumbá e Ladário
Como o Copy Trading com Robôs Pode Simplificar Sua Jornada no Trading
Quinta-feira amanhece gelada em Corumbá e Ladário
Prazo para voto em trânsito termina nesta quinta em MS
Guarda Civil de Corumbá vence Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo
TJMS acelera processos de violência doméstica na 33ª Semana Justiça pela Paz em Casa
Mudança no tempo traz alívio na temperatura de Corumbá e Ladário
Contran atualiza regras de fiscalização da Lei Seca
Apadrinhamento da Cidade Dom Bosco já alcançou 2,6 mil crianças