Municípios do Centro-Oeste e Norte concentram 20% do total de focos registrados no País.
(Foto: Bruno Rezende)
O município de Corumbá é o terceiro município com mais queimadas no País em 2024, segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). São 4.766 focos entre 1º de janeiro e 19 de setembro.
O município sul-mato-grossense fica atrás somente de São Félix do Xingu (PA) e Altamira (PA), ambos na região amazônica. Dez cidades das regiões Norte e Centro-Oeste respondem por 20% das queimadas que atingem o Brasil.
Corumbá está atrás de São Félix do Xingu e Altamira, municípios do Pará. Foto: DivulgaçãoBeto Mesquita, membro do Grupo Estratégico da Coalizão Brasil Clima, alertou em entrevista à Agência Brasil ao fato de que sete das cidades com mais queimadas estão entre as mais desmataram no ano passado, segundo o Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite. Os municípios são Altamira, Corumbá, São Félix do Xingu, Porto Velho, Apuí (AM), Lábrea (AM) e Colniza (MT).
“Os incêndios são os novos vetores de destruição, talvez, tentando escapar dos sensores remotos que detectam o desmatamento. Com isso, quando se abrem áreas, há maior dificuldade de detectar extração, por exemplo, de madeiras de valor mais nobre. É um desafio para os governos federal e estaduais, que precisam entender melhor estas dinâmicas para se prepararem com as estratégias mais adequadas de combate, fiscalização e preservação", avalia.
Operação
Corumbá é alvo da Operação Prometeu, deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (20). Sete mandados de busca e apreensão são cumpridos no combate aos crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras da União.
A PF aponta que incêndios deste ano revelaram que área queimada é “alvo reiterado” e posteriormente alvo também de grilagem das áreas. A ocupação irregular da área, de 6,4 mil hectares, tem sido explorada economicamente para a pecuária. Buscas apontam para 2,1 mil cabeças de gado e dano de R$ 220 milhões pela exploração da área.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Corumbá terá fim de semana ensolarado e sem previsão de chuva
Movimento de capoeira trava coluna de professor na Praça do Cravo
Caminhão-baú sai da pista e tomba em ribanceira de 10 metros na BR-262
Sexta-feira com amanhecer ameno e elevação gradual de temperatura em Corumbá e Ladário
Como o Copy Trading com Robôs Pode Simplificar Sua Jornada no Trading
Quinta-feira amanhece gelada em Corumbá e Ladário
Prazo para voto em trânsito termina nesta quinta em MS
Guarda Civil de Corumbá vence Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo
TJMS acelera processos de violência doméstica na 33ª Semana Justiça pela Paz em Casa