A Caminhada da Paz vem ao encontro da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, que é uma Lei Municipal.
(Foto: PMC)
Uma caminhada pelas ruas centrais de Corumbá convocou a população para reforçar o combate ao feminicídio. O evento foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e envolveu toda a rede de proteção às mulheres. Famílias que tiveram suas vidas impactadas por esse tipo de crime também participaram da ação.
Amanda Iunes destaca que é necessário chamar a aenção para o assunto. Foto: PMC
“A Caminhada da Paz vem ao encontro da Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, que é uma Lei Municipal”, explicou a secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, que complementou: “Precisamos chamar a atenção da sociedade para que essa violência se encerre, mas para isso precisamos de todos. Precisamos que essas violações sejam denunciadas em um dos vários canais que são disponibilizados para a sociedade”.
Nos primeiros cinco meses deste ano, 17 mulheres foram vítimas de feminicídio em Mato Grosso do Sul, o que representa quase o dobro da quantidade de casos registrados no mesmo período do ano passado, quando o Estado tinha 9 óbitos por esse tipo de crime. Em Corumbá, de 2019 até o ano de 2023, foram 5 mulheres que vieram a óbito pelo simples fato de serem mulheres.
O Feminicídio é um crime de ódio que pode ser evitado. Com campanhas preventivas, como a realizada na data de hoje, com a Caminhada da Paz, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania mobilizou instituições governamentais e não governamentais, com presença de escolas, OGNS, Empresas, Segurança Pública, Forças Armadas, unidos em um só propósito - "A PAZ" mulheres virem suas escolhas em paz, um relacionamento seguro e sem violência.
E para isso, temos em nossa cidade, uma rede de enfrentamento e atendimento à mulher que está passando por violência que pode ser denunciado pelos seguintes canais:
- Disque 180 (anônimo)
- Polícia Militar 190 ou 67 99987-9355
- Patrulha Maria da Penha – (67) 996865899 ou (67) 991133552
- Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de Violência – CRAM – (67) 99903-9176
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Leia Também
Justiça Federal reconhece direito de peão de comitiva do Pantanal à aposentadoria rural
Professora é socorrida com suspeita de fratura após queda em Corumbá
Estudante engole tampa de caneta e é socorrido pelos Bombeiros
Detran-MS alerta para vencimento de licenciamento com finais 7 e 8
Quarta-feira começa com clima fresco em Corumbá e Ladário
MPF investiga impactos de transporte de minério em Porto Esperança
Brasileiro baleado na fronteira com a Bolívia morre na Santa Casa de Corumbá
Brasil multa TikTok em R$ 153,7 mi por falhas em dados de adolescentes
Terça-feira terá calor e aumento de nuvens em Corumbá e Ladário
Amanda Iunes destaca que é necessário chamar a aenção para o assunto. Foto: PMC