A nova sede do Judiciário de MS será construída, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.
(Divulgação / Governo-MS)
Em um terreno de 65 mil m², doado pelo Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul irá construir um novo complexo administrativo e judicial para abrigar as estruturas daquele Poder, como os gabinetes dos desembargadores e os plenários para as sessões. O TJMS apresentou nesta quarta-feira (14) o projeto arquitetônico, no local em que o empreendimento será construído, no Parque dos Poderes, e lançou a pedra fundamental.
O governador Reinaldo Azambuja fez questão de participar do evento e destacou a necessidade de ampliar as instalações para melhorar o atendimento à população. Nos últimos 15 anos (2007-2022), a Corte de Justiça Estadual teve um aumento de 50% no número de componentes. “Vai ser a expansão do Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul. O Tribunal de Justiça necessita de novas construções, novos gabinetes, novos locais de atendimento tanto à população como ao colaborador e servidor do Poder Judiciário e hoje a gente lançou uma pedra fundamental, uma nova estrutura física construída aqui no Parque dos Poderes, com uma bela estrutura, respeitando o meio ambiente, com sustentabilidade”, disse.
Para o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Eduardo Contar, a atual estrutura ficou pequena para as necessidades daquele poder. Ele fez questão de destacar a parceria com o Poder Executivo que foi fundamental para permitir a construção do complexo.
“(O governador Reinaldo Azambuja) Próximo de encerrar seu governo como chefe do Poder Executivo, ao longo de dois mandatos, e nesses dois últimos de sua administração, tive a honra de me achar à frente do Poder Judiciário, e algumas necessidades precisavam de compreensão, da parceria e de ações concretas que, felizmente, nunca foram negadas, fosse no campo do acerto dos repasses orçamentários, o que nos permitiu antecipar a data de pagamento, fosse na formalização de convênios para uso comum de espaço e estrutura do Poder Executivo, fosse na cedência de pessoal para atividades não específicas do Judiciário, fosse na criação de cargos e ampliação de funções indispensáveis à melhoria dos serviços, enfim, o Poder Judiciário deve ser grato e reconhecer que muito foi feito para que a efetiva independência e harmonia dos Poderes prevalecesse durante este período, o que só trouxe ganhos e benefícios à sociedade sul-mato-grossense”, disse o desembargador.
Projeto arquitetônico foi apresentado ao governador, Reinaldo Azambuja, e ao presidente do TJ, desembargador Carlos Contar, pelo arquiteto Gustavo Penna. Foto: Divulgação/Governo-MSO novo prédio será horizontal, integrando as partes externa e interna e reconhecendo o valor da natureza do Parque dos Poderes, que foi revitalizado pelo Governo do Estado em um investimento superior a R$ 20 milhões. “Todos os edifícios fazem gestos. Um dos gestos desse povo prédio é de acolher as pessoas e a natureza. Ele tem uma viga que contorna a reserva natural. Isso é para dizer que o edifício da Justiça faz justiça também à natureza”, disse o arquiteto Gustavo Penna. Escolhido para fazer o projeto, o escritório dele recebeu neste ano um dos prêmios mais importantes da arquitetura, o Architizer A+Awards.
O novo complexo irá abrigar a Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), o Pleno com 700 lugares e outros plenários, áreas de apoio e administração do órgão e a sede da Escola Judicial de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), além dos gabinetes dos desembargadores.
Também participaram da cerimônia de lançamento da pedra fundamental os secretários Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica) e Ana Nardes (Administração e Desburocratização), a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia, e o presidente da OAB/MS, Bitto Pereira, entre outras autoridades.
Leia Também
Com oito jovens aptos à adoção na região, TJMS abre curso para pretendentes
1ª Cãominhada do Projeto Amigo Cão é neste domingo no Porto Geral
Junta Militar de Corumbá recebe visita técnica e passa por aprimoramentos
Ação de vizinhos e bombeiros evita que incêndio destrua casa no Centro de Ladário
Corumbá ganha 2ª Vara Federal para reforçar o combate a crimes de fronteira e ambientais
Bombeiros socorrem bebê de oito meses após queda de cama em Ladário
Calor e tempo seco predominam em Corumbá e Ladário nesta quinta-feira
Dos 454 novos cargos do MPMS, 100 são efetivos e divisão por município ainda será definida
Show de Prêmios vai ajudar a manter atividades de equoterapia em Corumbá