Hoje acontece a tradicional descida dos Andores na ladeira Cunha e Cruz até o rio Paraguai, para o banho do São João.
(Clóvis Neto/PMC)
Tombado em 2021 como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o Banho de São João de Corumbá celebra neste 23 de junho uma das manifestações mais tradicionais do período junino – quando as comunidades saem em procissões pelas ruas da cidade levando a imagem do santo ao Rio Paraguai para o banho ou batismo.
Organizado pela prefeitura de Corumbá, que criou uma programação especial de quatro dias e montou uma estrutura no porto-geral com praça de alimentação e palco para os shows nacionais e regionais, o evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura, e atrai turistas e fieis de todas as regiões de Mato Grosso do Sul.
O ritual do banho é o ponto alto da festa: os andores começam a descer a Ladeira Cunha e Cruz em direção ao rio no anoitecer de hoje (23), e a cerimônia segue até a madrugada do dia seguinte (24). Este será o primeiro arraial após o tombamento chancelado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cuja aprovação ocorreu no dia 19 de maio de 2021.
O São João Pantaneiro é único, pela tradição do banho ou batismo, com influências da cultura portuguesa e incorporação de danças indígenas e africanas, onde se destacam os cantadores de cururu e suas violas-de-cocho e as cirandas do siriri no levantamento do mastro do santo. A origem da festa criada pelas classes pobres remonta ao final do século XIX.
Concurso de andores
A prefeitura de Corumbá organizou um concurso de andores e premiou os melhores na terça-feira (21), em cerimônia realizada no pátio da Matriz de Nossa Senhora de Candelária, onde as ornamentações ficaram expostas para votação popular e avaliação da comissão julgadora. O vencedor da categoria Tradicional foi o festeiro Alisson Assunção Vieira da Cunha.
Vencedores do Concurso de Andores foram premiados na terça-feira (21). Foto: Divulgação/PMCAo participar do evento, prefeito Marcelo Iunes destacou a importância do concurso para fortalecer a cultura da festa pantaneira. Também ressaltou que o Banho de São João é reconhecido nacionalmente. “O concurso valoriza o trabalho de fé e amor dos festeiros e suas comunidades e contribui para perpetuar a tradição da nossa festa”, disse.
Programação
Na quinta-feira, dia 23, as barracas estarão abertas a partir das 18 horas, bem como o estande com artesanatos. A Missa Solene em Louvor a São João começa às 20 horas na Oficina de Dança, localizada na rua Antônio João, nº 90, Centro. A elevação do Mastro de São João e Roda de Cururu e Siriri, na orla do Porto Geral, terá início às 23h30.
No palco do Porto Geral, a dupla Gabriel e Raphael se apresentam às 19h30; em seguida, às 21h, é a vez de Júlia Castedo e Banda animar os festeiros; Marcelo e Renato se apresentam às 22h30, q1uanto à meia noite acontece a tradicional queima de fogos. O show de Rick e Renner começa logo em seguida.
Na sexta-feira, dia 24, haverá apresentação de Quadrilhas Juninas a partir das 18 horas; às 20h começa o show de Ize, às 21h30 a apresentação de Jaison Sudário e às 23h o da Gurizada Baileira. Às 0h30 a atração principal da noite, João Paulo e Dudu (com participação especial de Marinho e Rafael) sobe ao palco.
No dia 25, sábado, o Concurso de Quadrilhas começa às 18 horas. Às 20 horas começa a apresentação de Ronny Alejandro; às 21h30 a de Tiel e Renan; e às 23h a d’Os Garotos. Cristiano Garcia encerra a noite, com show que começa às 0h30.
No domingo, dia 26, Laryssa Alencar e Banda se apresentam às 19 horas; às 20h30 terá início o show regional da dupla Leandro e Gaelano (com participação especial de Bernardo Paredes); e às 22 horas o show nacional do conjunto Forróçacana.
* Informações das Assessorias de Imprensa do Governo do MS e da Prefeitura de Corumbá
Leia Também
Governo monitora rede de divulgação de bets e derruba 506 sites
Brasileiros perderam R$ 62,5 bilhões em apostas em 2025
Homem sofre princípio de afogamento após se assustar com ariranhas no Canal do Tamengo
Princípio de incêndio atinge telhado de pizzaria no Centro de Corumbá
Batida entre motocicletas deixa três feridos no Centro de Ladário
Conselho do MPF rejeita abertura de investigação contra Gonet
Exército testa resposta a ataques cibernéticos às vésperas das eleições
Dia de São Cosme e Damião terá operação especial de trânsito em Corumbá
Corumbá apresenta plano para orientar plantio e manejo de árvores