A primeira visita institucional do presidente da AGEMS, que assumiu há um ano, à sede da Energisa, aconteceu no mesmo período em que a Câmara Técnica de Energia Elétrica.
(Cleidiomar Barbosa/Agems)
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos (AGEMS) e a Energisa MS irão ampliar as ações de caráter social para que usuários tenham mais informação e orientação sobre o melhor uso da energia e benefícios no pagamento da conta de luz. Nesta terça-feira (17), o presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis, se reuniu com o presidente da distribuidora, Marcelo Vinhaes Monteiro, e o diretor técnico, Paulo Roberto dos Santos, para discutir parceria em ações envolvendo programas voltados a consumidores de baixa renda.
Também foram temas do encontro o aprimoramento da relação entre as Ouvidorias das duas instituições, o avanço em aspectos do atendimento comercial que já vêm sendo tratados na fiscalização da AGEMS e no Plano de Melhorias da Energisa MS, e investimentos previstos pela empresa.
Acompanhado do diretor de Gás, Energia e Mineração, Valter da Silva, e da Ouvidora Cristiane Leite, Assis destacou a determinação da Agência em desenvolver ações que vão além da fiscalização, atuando de forma complementar às atividades técnicas, gerando benefício para o consumidor.
“A distribuidora tem uma série de obrigações a cumprir na garantia de direitos como a inclusão dos beneficiários na Tarifa Social e no programa Conta de Luz Zero, do Governo do Estado. Nós vamos usar nosso conhecimento e a capacidade da nossa equipe não apenas para fiscalizar e cobrar, mas para estar presente levando informação, orientação, ajudando o cidadão de Mato Grosso do Sul a ter acesso e a manter os benefícios a que tem direito”, explica.
A iniciativa conjunta deverá ajudar, por exemplo, consumidores enquadrados no Conta de Luz Zero a não perder o direito, sendo conscientizados sobre o uso racional da energia elétrica, sem extrapolar o consumo permitido para isenção.
Informação e fiscalização
A primeira visita institucional do presidente da AGEMS, que assumiu há um ano, à sede da Energisa, aconteceu no mesmo período em que a Câmara Técnica de Energia Elétrica está realizando, na empresa, a fiscalização presencial da universalização, com foco especialmente no Programa Ilumina Pantanal. O trabalho ocorre durante todo o mês de maio
“As ações conjuntas de caráter social que a AGEMS pretende realizar com a concessionária serão muito importantes, acontecendo em paralelo e sem prejuízo do trabalho de regulação, fiscalização e de atendimento de Ouvidoria que nossa equipe já realiza regularmente”, destaca o diretor Valter Silva. “São ações que agregam ao nosso extenso plano de trabalho anual conveniado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), levando a AGEMS para mais perto do consumidor”.
Questões que ainda causam dúvidas em muitos consumidores e atrasam a solução de problemas, como a regularização de fatura e de titularidade para evitar débitos e protestos, e a cobrança e fornecimento adequado de iluminação pública pelas Prefeituras também estão entre temas que podem ser tratados nas campanhas informativas.
Investimento e Inovação
Outra inovação apresentada na reunião com a distribuidora foi o processo de regulação do biogás/biometano, já em andamento dentro da AGEMS. A iniciativa da Agência está alinhada com a discussão da ampliação de fontes renováveis e investimentos em fontes geradoras mais limpas em Mato Grosso do Sul nos próximos anos. A diversificação da matriz deverá concentrar mais de R$ 620 milhões em investimentos.
Leia Também
Instabilidade elétrica pós-temporal afeta distribuição de água em Ladário
Balanço atualizado aponta 29 quedas de árvore e resgate no Rio Paraguai
Motociclista fica ferida após colisão com carro no bairro Popular Nova
Corumbá terá tarifa zero nas linhas urbanas e rurais no domingo das eleições
Corumbá e Ladário têm previsão de chuva e alívio no calor nesta quarta-feira
Justiça seleciona processos sobre racismo no trabalho para mutirão em MS
Associação Corumbaense de Judô conquista 4º lugar geral na Copa Moura em Campo Grande
Flagrado em telhado, homem tenta fugir e cai em vão entre prédios em Corumbá
Colisão entre carretas deixa motorista ferido na BR 262