Governo disponibilizou 400 bolsas pelo Pictec 2ª edição.
(Chico Ribeiro)
Nesta segunda-feira (16), no Bioparque Pantanal, o governador Reinaldo Azambuja lançou, nesta segunda-feira (16), a 2ª edição do Pictec (Programa de Iniciação Científica e Tecnológica de Mato Grosso do Sul), voltado para alunos e professores do Ensino Médio, e contou que Mato Grosso do Sul já é o primeiro do país em bolsas de estudo para Mestrado e Doutorado na área de Ciência e Tecnologia.
“É muito bom [o Pictec] porque você desperta algo da tecnologia, uma nova ciência e isso vai fazer muito bem, com certeza, com o maior edital publicado no Brasil para esse tipo de público. Mato Grosso do Sul já tem o maior investimento em Ciência e Tecnologia para Mestrado e Doutorado. Você investe também naqueles que são mestres e doutores, mas não deixa de dar oportunidade para esse jovem do Ensino Médio de toda a Rede Pública de Mato Grosso do Sul”, disse.
Para esta chamada foram disponibilizadas 400 bolsas na modalidade Bolsa de Iniciação Científica (IC-A) para estudantes do Ensino Médio ou Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, com valor mensal fixado em R$ 400, e 100 bolsas na modalidade Bolsa de Apoio à Capacitação e Transferência de Tecnologia (ACTT–F) para professores-orientadores, no valor mensal fixado em R$ 800 - ambas com duração máxima de 12 meses. O orçamento do programa é de R$ 2,8 milhões. O número de bolsas é bem maior do que no ano passado, quando foram contemplados 50 professores/coordenadores e 188 alunos.
Lançamento da 2ª edição contou com presença do governador, secretários, reitor e alunos. Foto: Chivo Ribeiro O reitor da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), Lino Sanabria, declarou que iniciativas como a entrega de bolsas de estudo preparam Mato Grosso do Sul para o futuro. “Muitos governos pensam naquilo que é para hoje, mas o investimento deste Estado, que me dá muito orgulho, é a preparação para o futuro. Então, daqui a alguns anos, nós vamos olhar para trás e dizer: lá começou o futuro de Mato Grosso do Sul. Temos muitos projetos não só para produzir ciência, cultura, governabilidade, mas sim um amadurecimento do Estado como um todo. Isso é uma coisa que tenho dito no privado e agora estou dizendo de público: [governador,] na sua gestão o senhor vai entregar um Estado preparado para o futuro”, afirmou.
Entre os objetivos do Pictec estão despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais, contribuir para a formação continuada de professores, implementar projetos de pesquisa científica e tecnológica e qualificar estudantes do Ensino Médio de Mato Grosso do Sul a prosseguirem seu aprendizado de modo continuado. A secretária de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, afirmou que o Pictec vai ao encontro da política estadual de educação. “É um programa que contribui para as escolas estaduais, em que o estudante é protagonista do aprender e o professor também”, finalizou.
Leia Também
IBGE abre inscrições em seleção para 8,2 mil vagas de nível médio
Brasil estreia hoje na Copa do Mundo em jogo contra o Marrocos
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 12 milhões
Fim de semana terá chuva isolada e trovoadas em Corumbá e Ladário
Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce
Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção
Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil
Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia