A obra contou com aporte financeiro do Governo Federal, por meio da Iphan via PAC das Cidades Históricas, e do Governo do Estado, via Fundação de Cultura.
(Clóvis Neto)
Acompanhado pelo prefeito Marcelo Iunes, o ministro do Turismo, Carlos Brito, participou da cerimônia que formalizou a entrega e reabertura da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária. A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, acompanhou a agenda realizada nesta sexta-feira, 13 de maio, em Corumbá. Em março deste ano, o Município fez a reabertura da Catedral para a população corumbaense. A Matriz foi interditada em 2016, quando grande parte da estrutura de gesso do teto caiu. A partir de então, foi iniciado um longo processo de restauração e requalificação pela Prefeitura. A obra contou com aporte financeiro do Governo Federal, por meio da Iphan via PAC das Cidades Históricas, e do Governo do Estado, via Fundação de Cultura.
O prefeito Marcelo Iunes destacou que a entrega do restauro da Catedral de Nossa Senhora da Candelária simboliza o retorno de um patrimônio histórico e cultural a população corumbaense. “A importância é que devolve para nossa população seu patrimônio histórico. Corumbá é o berço da cultura sul-mato-grossense e do Centro-Oeste brasileiro. Quando assumimos a Prefeitura, fizemos o compromisso de entregar essa obra. Ministro, quero agradecer pelo apoio para entrega dessa bela igreja que é a Matriz, que teve investimentos de cerca de R$ 1,8 milhão do Governo Federal, aproximadamente R$ 900 mil e do Município e R$ 300 mil do Estado 300 mil”, afirmou Iunes ao lembrar que as obras ficaram 4 anos paradas por conta de processos de licitação e relicitação”. O vice-prefeito Dirceu Miguéis Pinto participou da cerimônia, ele foi o coordenador da Força-Tarefa que agilizou a conclusão das obras de restauro e recuperação da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.
De acordo com o ministro do Turismo, a restauração da Catedral é uma importante ferramenta para fortalecer o turismo religioso não apenas de Corumbá, mas do Brasil. “Corumbá é tão bem tratada pelo Governo Federal. Hoje, aqui, é um momento muito importante, que é a entrega desta belíssima igreja. É o maior templo do Mato Grosso do Sul, que jamais poderia ser esquecido, tem que ser entregue à sua população. A igreja de Nossa Senhora da Candelária vai ser muito importante para fortalecer ainda mais o turismo religioso de Corumbá, na região e no Brasil. É um turismo que cresce internacionalmente”, afirmou Carlos Brito. “Corumbá está dentro do nosso planejamento, conte com o governo federal”, complementou o ministro.
O secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Rocha, representou o governador Reinaldo Azambuja na solenidade. Ele destacou a importância das ações do Ministério do Turismo para a cidade. “O turismo, depois do pós-pandemia vai ser a indústria que mais vai gerar emprego no mundo. Corumbá vai ser um exemplo dessa indústria tão limpa que é a indústria do turismo”.
“Fico muito feliz, isso demonstra todo o compromisso do Governo Federal com a cultura, com o nosso patrimônio. São mais de setenta obras já entregues durante o governo do presidente Bolsonaro, que representam investimentos de mais de R$ 290 milhões no patrimônio cultural brasileiro e, temos 76 obras em plena execução que representam mais de R$ 300 milhões em investimentos. Realmente, a gente tem certeza que tá valendo a pena todo esforço, que estamos fazendo a diferença e hoje é uma alegria muito grande estarmos aqui e entregando a igreja Nossa Senhora da Candelária, totalmente restaurada. Estamos conseguindo conciliar a preservação e desenvolvimento e trazendo a população para usufruir o bem que é dela, que é a sua história. Agora, a responsabilidade está com vocês de realmente preservar essa joia rara”, disse a presidente do Iphan, Larissa Peixoto.
Reinauguração oficial contou com a presença de autoridades do Ministério do Turismo e do Iphan. Foto: Clóvis Neto/PMCAs intervenções foram todas supervisionadas por técnicos do Iphan e buscaram valorizar a estética original e incluem pintura, piso, elétrica, hidráulica e recuperação interna da torre e dos sinos. A restauração implica no conserto e reparo de estruturas e objetos desgastados pelo uso e pelo tempo conservando suas características originais da forma mais fiel possível. Mais de R$ 2,2 milhões foram investidos na restauração completa da Catedral de Nossa Senhora da Candelária, sendo mais de R$ 1,7 milhão do Governo Federal, via Iphan, e quase R$ 600 mil de recursos próprios do Município.
A Matriz
A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é uma das mais antigas do Estado, foi construída por Frei Mariano de Bagnaia no século 19 e, desde 2017, é Patrimônio Histórico e Cultural de Corumbá. Em 2021 foi tombada pelo governador Reinaldo Azambuja como Patrimônio Histórico Material de Mato Grosso do Sul.
O templo foi erguido com elementos da arquitetura eclética em frente à Praça da República, onde se deu a heroica retomada de Corumbá durante a Guerra do Paraguai (1864-1870). Em seu altar, destaca-se um brasão da coroa portuguesa, o que indica as influências europeias no bem, e guarda também uma imagem de Nossa Senhora da Candelária, padroeira da cidade.
Nossa Senhora da Candelária é Padroeira de Corumbá, por isso o dia 2 de fevereiro é feriado municipal, decretado pela Lei Municipal nº 985, de 15 de outubro de 1987. O Dia da Padroeira de Corumbá também está incluído no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul, por força da Lei 5.438/2019.
Leia Também
Do amor ao empreendedorismo: casal transforma romance em negócio doce
Cadela resgatada pelos bombeiros em Corumbá aguarda adoção
Estudo indica desafios das políticas de combate ao trabalho infantil
Identificado motorista que morreu em tombamento de carreta na BR-262
Tombamento de carreta causa morte de motorista na rotatória de acesso à Bolívia
Denúncia de incêndio mobiliza Bombeiros e termina com apreensão de fios queimados
Motociclista fica ferido após queda no cruzamento das Ruas Delamare e Antônio João
Dia dos Namorados registra queda nas temperaturas e alerta de chuva para Corumbá e Ladário
Sejusp e Marinha reforçam integração em solenidade no 6º Distrito Naval