A cerimônia vai ser realizada às 11h (horário de MS) com transmissão pelas redes sociais.
(Arquivo Correio do Estado)
O presidente Jair Bolsonaro acompanhado de ministros, entre eles a ministra da Agricultura Tereza Cristina, entregam na próxima terça-feira (29) em Ponta Porã mais de 2 mil títulos de propriedade rural às famílias do Assentamento Itamarati.
A cerimônia vai ser realizada às 11h (horário de MS) com transmissão pelas redes sociais.
De acordo com o Ministério da Agricultura, além dos títulos serão entregues à população sul-matogrossense pontos de conexão de internet, crédito para assentados e cessão de área da União para o município.
Estão previstas as presenças do presidente da República, Jair Bolsonaro, dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; das Comunicações, Fábio Faria; do presidente do Incra, Geraldo Melo Filho; da secretária de Coordenação e Governança do Patrimônio da SPU, Fabiana Rodopoulos; e do presidente do Banco do Brasil, Fausto Ribeiro.
No início do mês passado, em solenidade no Ministério da Educação, Bolsonaro anunciou que entregaria os 2 mil títulos de terra a assentados do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) da Fazenda Itamarati, sem citar uma data. O local é o maior assentamento do país.
Porém, a titulação é criticada pelo MST, que afirma em seu site que é um retorno à “privatização das terras” no Brasil e tem como propósito extinguir o processo de reforma agrária, encabeçado de forma coletiva.
Em artigo no site é explicado que o “Movimento não é contra a titulação de terra, mas defende para os assentamentos da Reforma Agrária Popular a Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que garante às famílias assentadas a posse da terra e dessa forma, evita que se perca o direito de permanência na terra e as políticas conquistadas”.
Para Dilei Schiochet, da Direção Nacional do MST na Paraíba, “o que está por trás do programa Titula Brasil é um retorno à privatização das terras no Brasil e a apropriação das terras dos assentamentos de Reforma Agrária, que serão colocadas à disposição do mercado.”
Leia Também
Dados do IBGE serão usados para reforçar fiscalização de políticas públicas
Bombeiros removem mais sete árvores que ameaçavam imóveis em Corumbá
Motociclista é socorrida após queda acidental na parte alta de Corumbá
Campanha em defesa das mulheres ganha reforço com pesquisas inéditas na fronteira
Comerciante pega 17 anos de prisão por homicídio motivado por dívida de R$ 5 mil
Carro bate contra mureta e árvore no Centro de Corumbá
Mulher morre após ser atropelada e arrastada por 30 metros na Avenida Rio Branco
Calor dá trégua em Corumbá e Ladário com previsão de chuva e tempo nublado nesta sexta-feira
Operários de obra de saneamento são atacados por abelhas no bairro Guanã