Baixo efetivo de auditores-ficais cumprem a fiscalização da fronteira de Corumbá com a Bolívia.
(Arquivo)
A fronteira entre Corumbá e o país vizinho, Bolívia, possui cerca de 200 km de extensão com estradas vicinais e caminhos obscuros muito bem conhecidos pelo tráfico e contrabando, porém pouco fiscalizado pelas autoridades.
A aduana da Receita Federal, responsável pela fiscalização de ilícitos, contrabando e produtos sem nota, atua na unidade do Posto Esdras, instalada a menos de 200 metros do território boliviano, com apenas quatro auditores-fiscais, efetivo que trabalha em turnos e realiza o trabalho de monitoramento de toda a linha fronteiriça.
A realidade precária abre brecha para a criminalidade e faz de Corumbá uma das principais portas de entrada para o tráfico de drogas, combustível, roubos e contrabando de produtos falsificados.
Carros formavam fila para abastecer com gasolina boliviana. Foto: Capital do PantanalEm novembro do ano passado, enquanto a fronteira estava fechada, o Capital do Pantanal denunciou a venda de gasolina boliviana que era feita livremente a cem metros do posto de fiscalização da Receita Federal na fronteira. Condutores formavam fila em frente ao ponto de táxi do lado brasileiro para abastecer os carros com combustível armazenados em galões de plástico, sem qualquer segurança ou receio de serem flagrados.
No final de dezembro, servidores da Receita Federal entregaram uma carta de demissão à Superintendência da Primeira Região Fiscal. No documento, os servidores protestavam por melhores condições de trabalho e denunciam a falta de apoio do Governo Federal ao longo dos anos.
Leia Também
Corumbá e Ladário poderão ampliar atuação na fiscalização da mineração
Ramão Gomes é liberada provisoriamente e trecho ainda passará por reparos
Operação conjunta resgata jovem e bebê em área de difícil acesso no Pantanal
Projeto propõe ampliar fiscalização do comércio e de ambulantes em Corumbá
Moradores do Popular Nova relatam até 15 horas sem energia e prejuízos
Motos e bicicletas concentram 87% dos atendimentos por acidentes em Corumbá
Corumbá e Ladário terão quatro corridas de rua ao longo de outubro
Inscrições para os Jogos dos Servidores de Corumbá terminam nesta quarta-feira
Homem é agredido com golpe 'mata-leão' e tem carro roubado no bairro Aeroporto em Corumbá