Cerca de 38 hectares de áreas protegidas por lei foram afetadas.
(Divulgação PMA)
Policiais Militares Ambientais de Batayporã receberam denúncias ontem (2) à tarde, de que no assentamento Estrela do Sul, localizado no município de Angélica, um dos assentados estava criando vários animais bovinos, dentro da área protegida de Reserva Legal coletiva do assentamento (protegida por lei), separada e cercada pelo Instituto Nacional para Reforma Agrária (INCRA), para ser recuperada à vegetação, obrigatória por lei.
Uma equipe foi ao local e percebeu que infrator abriu a cerca que protegia a reserva e colocou 100 bovinos dentro da área para forrageamento e dessedentação, o que estava causando degradação da área protegida, inclusive, de um manancial, devido ao pisoteio dos animais. Além das nascentes do curso d’água que estavam sendo degradadas, o próprio córrego estava sendo assoreado. O assentado rural foi notificado a retirar os animais da área protegida imediatamente e a consertar a cerca.
Foram a afetados 38 hectares de áreas protegidas por lei. O infrator de 30 anos, residente em Angélica, foi autuado administrativamente e multado em R$ 200 mil. Ele também responderá por crime de degradação de área protegida de reserva legal e pela degradação dos mananciais, que são áreas de preservação permanente (APP) protegidas por lei. A pena é de um a três anos de detenção.
Leia Também
Corumbá e Ladário poderão ampliar atuação na fiscalização da mineração
Ramão Gomes é liberada provisoriamente e trecho ainda passará por reparos
Operação conjunta resgata jovem e bebê em área de difícil acesso no Pantanal
Projeto propõe ampliar fiscalização do comércio e de ambulantes em Corumbá
Moradores do Popular Nova relatam até 15 horas sem energia e prejuízos
Motos e bicicletas concentram 87% dos atendimentos por acidentes em Corumbá
Corumbá e Ladário terão quatro corridas de rua ao longo de outubro
Inscrições para os Jogos dos Servidores de Corumbá terminam nesta quarta-feira
Homem é agredido com golpe 'mata-leão' e tem carro roubado no bairro Aeroporto em Corumbá